Cariri





Juazeiro do Norte-CE: Interdição de rua no centro da cidade com caminhão das loterias vira alvo de reclamações            01/02/2013           
Não é de hoje que se reclama do fechamento da rua São Francisco, um das principais logradouros no centro de Juazeiro do Norte, para realização dos sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal (CEF). A cada ano a interdição é feita no período de romaria e a situação piora para quem trafega no entorno da praça Padre Cícero. Hoje pela manhã os engarrafamentos imperavam na ruas Padre Cícero, Cruzeiro e São Pedro e, piorou ainda mais devido ao fluxo de trafego de quem vai  ou vem pela rodovia Padre Cícero.

Os motoristas de ônibus que conduzem os romeiros de suas cidades até Juazeiro não entendem o motivo da interdição e alguns chegaram a sugerir que os sorteios fossem feitos em cima da praça, deixando a rua livre para o trafego de veículos. Mesmo com todo esforço dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), os engarrafamento são demorados e irritantes. Segundo o motorista pernambucano Wilson Ferreira Santos, “dirigir nessa cidade em período de romaria é um sufoco”. O funcionário público Luiz Antonio Cavalcante lamenta que todos os anos o centro de Juazeiro seja interditado, causando transtornos no trafego. 

A escolha de Juazeiro do Norte pela Caixa Econômica Federal para realização dos sorteios das loterias tem uma excelente divulgação a nível nacional e é muito bem vindo. Por outro lado deixa uma cidade inteira refém de um trânsito caótico e complicado, que, a cada dia se complica mais com a grande quantidade de veículos em circulação. Durante as romarias a situação é bem pior. É por esse motivo que a “grita “ é geral. No momento e todos esperam que o atual prefeito Raimundo Macedo entenda e encontre uma saída de mestre no próximo ano, para colocar o caminhão dos sorteios onde não venha a causar tantos transtornos.
CENTRO DOS ROMEIROS

A quem defenda que em 2014 os sorteios das loterias da CEF possam ser realizados no Centro de Apoio aos Romeiros. O local é amplo, iluminado e nos próximos meses receberá o centro administrativo do estado em moderno prédio em fase de conclusão. No centro dos romeiros bem que poderia ser adaptado para receber todas as vans que chegam e saem diariamente de Juazeiro do Norte, melhorando em muito o trânsito nas ruas centrais da cidade. O espaço é amplo e abrigaria mais de cem vans com melhore condições de segurança e conforto.


Família procura juazeirense desaparecido há quase um mês                        10/01/2013                  
REPORTAGEM: ANDRÉ COSTA 

O cobrador Antônio Oliveira Lima, 46 anos, vulgarmente conhecido como "Tônio ou Tonzinho", está desaparecido desde o dia 18 de Dezembro do ano passado. O juazeirense que mora com sua mãe, no condomínio Minha Casa Minha Vida, saiu de casa pela última vez para ir ao Maranhão, onde realizaria cobranças de suas vendas.Tonzinho foi visto pela última vez no município de Poço dos Moreiras, vilarejo de Passagem Franca - MA, no dia 18 de Dezembro. O mesmo estava em uma Bros Preta, de placa HYH - 9126, inscrição de Juazeiro do Norte, e teria agendado um encontro com seu patrão, para os dias seguintes na cidade de Oeiras - PI.

Fragilizada emocionalmente, a família disse que não perde as esperanças de encontra-lo com vida, e já fez Boletins de Ocorrências nas cidades de Oeiras, Passagem Franca e Juazeiro do Norte.

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a solucionar o paradeiro de Antônio Oliveira Lima, entrar em contato com Lucinete ou Jussier, pelos telefones:

3511-6974, 9935-5050 (TIM), 8819-9579 (OI) e 9999-9897 (TIM), todos pelo DDD 88.
Juazeiro do Norte-CE: Leituristas da CAGECE sumiram depois das denuncias feitas na “Operação Águas Claras”            10/01/2013    
REPORTAGEM: ROBERTO BULHÕES 

Após a descoberta da roubalheira feita por algumas companhias de água em quatro estados brasileiro e no Distrito Federal, através da “Operação Águas Claras”, os leituristas da Companhia de Água e Esgotos do Ceará (CAGECE), sumiram das ruas de Juazeiro do Norte. Segundo a denuncia feita até no Jornal Nacional da TV Globo, a empresa terceirizada que era responsável pela leitura dos medidores nas casas dos consumidores, estava envolvida em inúmeras fraudes. A CAGECE foi uma dessas empresas prejudicadas e um dos seus diretores foi afastado, acusado de envolvimento com a quadrilha de fraudadores.Nas gravações telefônicas feitas pela policia que desbaratou a gangue que agia em São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará e Brasilia, surgiu também o nome do deputado federal do PT, José Guimarães, que nega envolvimento com a quadrilha que roubava os consumidores da CAGECE. O caso vem sendo apurado pelo Ministério Publico e a medida imediata tomada pela empresa distribuidora de água no Ceará, foi o cancelamento imediato do contrato com quem era responsável pela leitura e emissão das contas de água. A CAGECE assegura que dentro de 90 dias tudo será normalizado.

Sem uma empresa apta a fazer a leitura nos medidores de quem consome água da CAGECE, muitos contribuintes estão sendo explorados com a cobrança feita no momento. Segundo a própria CAGECE, a leitura vem sendo realizada pela média de consumo de cada residência. Em alguns casos o valor da conta vem muito acima do normal e tem gerado inúmeras reclamações. A CAGECE diz apenas que nada pode fazer diante da falta de leiturista e pede que, caso alguém receba a conta e quer contestar, deve tirar a leitura do seu medidor de água e levar até a empresa. Os consumidores em sua maioria taxa de abusiva e absurda a posição da companhia de água cearense em querer que seus clientes façam papel de leituristas.
Companhia de Polícia Militar é instalada no município de Várzea Alegre                        10/01/2013
REPORTAGEM: ANDRÉ COSTA 

O município de Várzea Alegre avança na área da segurança pública, passando de pelotão para Companhia de Polícia Militar, instalada pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará desde da última segunda-feira, 07.
O capitão da Polícia Militar, Luciano Rodrigues, disse hoje (09) em entrevista concedida ao Site Miséria que “ao receber uma Companhia de Polícia Militar, Várzea Alegre está em ascensão no tocante à segurança, com o aumento do efetivo policial, incluindo um oficial, novas viaturas e com repasse de verbas públicas para o setor”.

Ele ainda informou que a Companhia de Várzea Alegre será subordinada ao Batalhão  da PM da cidade de Iguatu e terá como missão atender, além do município, as cidades de Lavras da Mangabeira, Granjeiro e Cedro. E finalizou dizendo que “a última cidade (Cedro), merece atenção especial da Companhia por conta do aumento da taxa de criminalidade, sendo os assaltos o maior problema”.

Várzea Alegre sediará em breve, um dos maiores eventos festivos do interior do Ceará. Durante o carnaval, o efetivo policial será aumentado, e Luciano garante que prestará apoio aos militares que irão trabalhar ao longo dos quatro dias de folia.
 


Juazeiro do Norte-CE: Iniciada temporada de promoções no Cariri
09/01/2013

Começou a temporada de promoções no comércio da região. Os descontos vão de 10% a 70%. Essa é a fase em que os consumidores aproveitam para gastar o que não foi investido nas compras de fim de ano. Os estoques são finalizados de forma mais em conta para a clientela, principalmente no setor de calçados e confecções, mas os outros setores também são inseridos neste período de vendas. As contratações temporárias são finalizadas neste início de ano, mas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) calcula que em torno de 15% das pessoas permanecem no emprego.

As promoções normalmente acontecem em janeiro, segundo o presidente da CDL, Michel Araújo, para que os estoques com as novas mercadorias possam ser repostos, aproveitando a temporada de carnaval, no próximo mês, para ampliar a comercialização. No caso de Juazeiro do Norte, será iniciada, no próximo dia 29, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a terceira maior do ciclo das grandes festas religiosas na cidade. Com isso, haverá maior movimentação no comércio.

Para o presidente da CDL, essa é uma alternativa importante no início do ano, para os comerciantes darem uma dinamização nas vendas, e o consumidor acaba ganhando com isso. As compras no centro de Juazeiro poderão melhorar até o fim do mês, já que a primeira semana do ano apenas iniciou com a fase dos descontos.

Segundo a gerente de uma loja de confecções, Margarida Pereira Lopes, é comum iniciar logo nos primeiros dias de janeiro com a disponibilidade de peças e descontos vantajosos. Na sua loja, a promoção de roupas para crianças, jovens e adultos vai até os 70%. "É uma vantagem que não se encontra em dezembro, apesar de ser um mês líder de faturamento", constata. Conforme a gerente, há a necessidade de repor os estoques, com roupas da última estação. "E têm muitas pessoas que esperam mais um pouco a entrada do ano, para comprar roupas novas", constata. Na loja em que trabalha, calças jeans estão sendo vendidas a R$ 19,90.

Juazeiro do Norte é uma das cidades da região onde o comércio tem uma movimentação expressiva em relação às outras localidades do Cariri. O setor de confecções é um dos que mantém destaque, além dos calçados. Tanto que o comércio nestes dois setores são bem aquecidos praticamente em todo o período do ano, com menor proporção em janeiro em relação ao período natalino. No Cariri Garden Shopping, várias lojas já aderiram às promoções, com descontos que vão até mais de 50%.

As contratações de fim de ano, com a redução das vendas nestes primeiros meses de 2013, são finalizadas neste período. Segundo o presidente da CDL, são normalmente três meses de atuação dos vendedores temporários. Em relação às vendas, principalmente no mês de dezembro, Michel afirma que o balanço positivo demonstra um aquecimento de 10% a mais do que no ano anterior. A campanha da entidade, conforme ele, superou a de 2011, com a distribuição de 200 mil cupons promocionais, em que os consumidores ao adquirirem mercadorias no comércio de Juazeiro, estariam concorrendo a vários prêmios, desde automóveis, motos e R$ 10 mil.

Para o vendedor Alisson Pereira, os calçados passam a ter uma grande saída nesse começo de ano, também em virtude da venda de artigos escolares, como mochilas e sapatos. A maioria dos produtos expostos à venda com descontos de até 50% à vista é de ponta de estoque. "Mas, procuramos manter o foco nas vendas deste período de reinício das aulas", diz ele.

Algumas lojas já começam a repor seus produtos para não perderem a oportunidade de levar produtos da última estação ao mercado. "Quem adquiriu muito estoque, tem que repassar esse produto o mais rápido possível, para acompanhar a estação, com as novas coleções", ressalta Michel. Para ele, o mais importante é desafogar com as vendas.

Mais informaçõesCâmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua Padre Cícero, 576 - Centro
Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 5512.2266

Fonte: Diário do Nordeste


Crato-CE: Jornalista recebe homenagem
09/01/2013
Encerradas na manhã de ontem, nesta cidade, uma série de homenagens prestada ao repórter da Rede Globo, Francisco José de Brito, nascido no Crato e hoje conhecido como "repórter dos cinco continentes". Ele veio ao Cariri receber a Medalha do Mérito Bárbara de Alencar, maior do Município, e a comenda Frei Carlos Maria de Ferrara, da Câmara Municipal. Além disso, foi empossado no Instituto Cultural do Cariri (ICC), na cadeira do jornalista João Brígido dos Santos.

Ele veio ao Cariri acompanhado da sua esposa e também repórter da emissora, Beatriz Castro. A última homenagem aconteceu no gabinete da Prefeitura, quando o jornalista descerrou a foto do seu pai na galeria dos prefeitos, o coronel Francisco José de Brito, que há 100 anos foi gestor na cidade. Com recepção de boas-vindas do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (Scac), o jornalista se emocionou várias vezes, recordando da sua infância na cidade, onde permaneceu até os 11 anos, quando se deslocou com a família para residir no Pernambuco, após a morte do pai.

Geopark Araripe
A solenidade de posse no ICC aconteceu no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca). Na instituição, Fracisco José recebeu homenagens do Geopark Araripe, pela contribuição na divulgação do projeto e das riquezas naturais e culturais da região.

De acordo com o jornalista, ao ter acesso aos fósseis da região em feiras de São Paulo, percebeu a necessidade de começar a denunciar o tráfico de fósseis em suas matérias, veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo. A partir dessas denúncias, a Polícia Federal passou a atuar de forma mais intensiva no combate aos fósseis. "O Geopark Araripe veio consagrar esse trabalho", disse ele.

O jornalista atua há 37 anos como repórter da Globo e contabiliza em seu currículo mais de duas mil reportagens, percorrendo desde o Polo Norte ao Polo Sul. "Não sei nem se estou à altura desse reconhecimento, porque sou um simples repórter. Talvez seja por esse trabalho, a minha trajetória profissional", diz.

Eternidade
Ele afirma que não sabe se realmente é merecedor de tantas homenagens. Pela primeira vez, segundo ele, adentrou ao prédio da Prefeitura, acompanhado do prefeito, Ronaldo Gomes de Matos, e familiares.

"Nunca tinha recebido tantas homenagens de um dia para outro em minha vida. Para mim, esse momento representa uma eternidade", afirma entusiasmado o jornalista.

O repórter assumiu a cadeira número 17. João Brígido, um dos ocupantes, foi o fundador do jornal "O Araripe", veículo pioneiro no Estado do Ceará, em 7 de julho de 1855, e depois o jornal "O Unitário", de Fortaleza. A cadeira que será ocupada pelo jornalista cratense, Francisco José, já pertenceu também ao jornalista Nertan Macedo e ao advogado Emídio Macedo Lemos, já falecidos.

A solenidade de posse teve à frente o presidente do ICC, professor José Huberto Tavares de Oliveira, e como orador oficial, o jornalista Antônio Vicelmo, que festejou o reencontro, com uma homenagem não apenas ao profissional, mas o amigo. A beca foi entregue pela sua esposa.

Trabalho
O jornalista se notabilizou pelo seu trabalho desenvolvido em nível nacional. Já esteve na sua região de origem por várias vezes, onde realizou reportagens de grande repercussão, abordando temáticas diferenciadas, a exemplo das riquezas natural e cultural do Cariri. Um vídeo em homenagem ao repórter, produzido por Beatriz Castro e apresentado pelo jornalista Sérgio Chapelin, foi exibido no final da solenidade, com depoimentos de jornalistas como Pedro Bial, que destaca a atuação do profissional como inspiração no início de sua carreira.

Sotaque
O repórter foi o primeiro jornalista no Brasil a impor o sotaque de sua região na maior emissora do Brasil. Mesmo com a resistência que teve conseguiu vencer esse obstáculo e se projetar nacionalmente. Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Esportivo, cobriu guerras como a das Malvinas e percorreu praticamente todo o mundo.

Mais informações:
Prefeitura do Município do Crato
Largo Júlio Saraiva, S/N
Telefone: (88) 3521. 9600
Região do Cariri

Fonte: Diário do Nordeste 
Juazeiro do Norte-CE: Mais um ano se passou e o SAMU não foi instalado no Cariri
09/01/2013

A demagogia e a falta de compromissos de alguns políticos incompetentes e inoperantes que se dizem defensores dos Cariri se soma a mais um ano prometendo o que não podem cumprir. Não é de agora que eles fazem promessas para instalação do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU) na região do Cariri. Entra ano e sai ano e tudo fica só na promessa. Em outros estados, cidade do porte de Abaiara já conta com uma ambulância do SAMU, enquanto a região do Cariri vive no mais completo abandono. Apesar da grande quantidade de ambulâncias paradas nos depósitos e garagens alugadas pelo Governo Federal, o Cariri padece pela falta de um serviço de suma importância.

Desde a segunda administração do prefeito Mauro Sampaio  surgiu a noticia que o SAMU seria instalado no Cariri, mas precisamente na cidade de Juazeiro do Norte, para atender vários municípios da hoje região metropolitana do Cariri. Entra prefeito, sai prefeito e tudo só embromação. Enquanto isso, os atendimento de urgência são feitos precariamente por duas ambulâncias do Bombeiros de Crato e Juazeiro, quando estas funcionam. Geralmente essas viaturas que salvam vidas funcionam um dia e oito não, devido a falta de condições e muitas vezes de pessoal. Acontecendo mais de um acidente no mesmo município, o atendimento demora bastante, o que, de certa forma, coloca em risco a vida da vítima.

Na administração do prefeito Santana houve grande alarido sobre a vinda do SAMU e tudo não passou de demagogia política de deputados ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), a caça de votos dos caririenses. As eleições passaram e o assunto SAMU, desapareceu. Segundo o Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, quando falou no assunto SAMU no ano passado, este assegurou que estava tudo certo e as ambulâncias estariam no Cariri antes da eleição de outubro. Setembro passou outubro, novembro e dezembro, estamos em janeiro de 2013 e ninguém falou mais no assunto. O novo secretário de Saúde de Juazeiro do Norte José Damásio Soares Costa, um dos grandes defensores da vinda do SAMU para a região, assegura que assim que tomar pé da situação em sua secretaria vai iniciar imediatamente uma peregrinação sobre o assunto e quer saber o que falta para que o Cariri receba imediatamente as ambulâncias do SAMU.

Conhecedor profundo dos problemas no setor de saúde na região, Dr. Damásio, como é mais conhecido, acredita que com o SAMU funcionando em sua plenitude, tudo será mais fácil. O SAMU não atende apenas os acidentados. As ambulância são dotadas de paramédicos treinados  e até uma mini UTI e onde funciona, atende prontamente aos chamados de urgência e emergência, seja em um acidente ou em casa quando alguém sofre um infarto ou um derrame.

Telefonia celular conta com novas lojas no Cariri      09/01/2013

Empresas de telefonia celular se expandem no Cariri. Nos últimos dois meses três, das principais operadores que atuam no Brasil, instalaram na região lojas próprias. A mais recente, a da Oi, foi inaugurada em Juazeiro no último dia 3 de janeiro deste ano. A Claro e a Tim estão prestando serviços de atendimentos aos usuários com lojas recém-abertas no Cariri Garden Shopping, também no Município. E mais uma da Vivo está para ser inaugurada na terra do Padre Cícero.

Os serviços, com isso, se ampliam no mercado de forma mais facilitada para os clientes, principalmente aos que desejam aderir às promoções propostas pelas operadores. Uma das líderes do mercado, a empresa Tim, conta com uma local no Centro da cidade e outra agora para atender a clientes que se deslocam até o shopping. Para a gerência, é uma comodidade bem maior para o cliente, que também precise adquirir celulares.

Tranquilidade
Conforme o gerente da nova operadora, Anderson Veloso, a Tim, como uma líder de mercado, tem optado por dar maior tranquilidade aos clientes, com uma agilidade maior de atendimento. Ele destaca a grande procura desde que a loja foi instalada, destacando a grande necessidade de atendimento da demanda. São serviços diretos, com acesso automático ao sistema.

Já a Oi inaugura sua primeira loja própria no Interior, com a unidade em Juazeiro do Norte. O novo modelo complementa canais de venda e aprimora o atendimento no Ceará. Com isso, a loja já vem dentro do novo modelo de operação da companhia, objetivando complementar os outros canais de vendas e aprimorar o atendimento aos clientes. A loja está em funcionamento no Centro da cidade.

Para trabalhar na primeira nova loja Oi em Juazeiro do Norte, a empresa contratou dez pessoas, especialmente treinadas para oferecer atendimento completo ao cliente.

A Oi inaugura outras quatro lojas próprias no Ceará: Fortaleza, Sobral e Maracanaú. Segundo a Assessoria de Imprensa da OI, as novas lojas dispõem de equipe especializada e infraestrutura para atendimento e oferta de serviços convergentes da operadora: telefonia fixa, móvel, Internet, Oi TV, 3G e Wi-Fi. Elas terão foco na oferta de soluções completas, que incluem desde atendimento, vendas e pós-vendas, estabelecendo um canal próximo e direto com o cliente.

Os pontos de venda próprios reforçam o posicionamento da Oi de proporcionar aos seus clientes experiência de alta qualidade no atendimento, através dos atributos de marca da companhia, que são inovação, qualidade, convergência, presença e força no mercado.

E essa realidade de busca na qualidade dos serviços faz com que os clientes da região tenham a oportunidade de optar pela que melhor oferece os serviços de atendimento.

Já o gerente Anderson destaca vantagem maior para os usuários do sistema Tim, que acabam ganhando com a possibilidade de tiraram suas dúvidas com profissionais, num desempenho bem maior, por serem treinados pela operadora. A loja também dispõe de segunda via de faturas de pagamentos de contas, além de serviços de internet.

Outra alternativa para os clientes da telefonia móvel é a Claro, com a loja própria da operadora, a primeira da região, também inaugurada no último dia 23 de dezembro, no Cariri Garden Shopping.

A proximidade do clientes, buscando oferecer melhores serviços, com qualidade e agilidade, tem sido o grande trunfo para as operadoras ampliarem suas redes de serviços na região. Para a gerente da loja Claro, Érica Queiroz, a empresa tem buscando uma expansão na região.

Sinal exclusivo
Em algumas cidades da região, as empresas passam a ter, até o momento, sinal exclusivo, a exemplo da própria Claro, a única presente em cidades como Araripe, Milagres e Grangeiro. Até pouco tempo, essas cidades sequer dispunham de telefonia móvel. "Essa oportunidade para os clientes dá condições das pessoas terem acesso, de forma mais ampla, a toda a rede de serviços", diz a gerente da Claro.

As ofertas dos mais novos lançamentos de celulares no mercado, com preços mais acessíveis, é a grande expectativa no momento dos clientes da região.

A Tim deverá estar recebendo, até o final deste mês, o Iphone 5, o lançamento da Apple que tem conquistado uma clientela considerável na região. Já foram feitos vários pedidos para as primeiras remessas de aparelhos.

Mas os serviços de internet móvel e das próprias telefonias ainda são alvo de grande parte das reclamações dos clientes.

A professora Aderciana e Silva reclama das opções de serviços, com problemas frequente de queda e falhas no sinal, mas destaca o avanço com a expansão das lojas.

"Esperamos agora que haja melhores condições para os clientes. A expansão é positiva. O mais importante é que venha acompanhada de bons serviços", acrescenta.

Mais informações
Nova Loja Oi, Rua Santa Luzia, 397
Centro; Claro (88) 9269.9119
Tim, (88) 3512.8782
Cariri Garden Shopping
Juazeiro do Norte - CE

Fonte: Diário do Nordeste


Donos de postos reclamam da falta de combustível na 

região do Cariri                                          07/01/2013

Postos de gasolina da Região Cariri, no sul do Ceará, sofrem com a escassez de combustível. Segundo os donos dos estabelecimentos, por conta da seca do Nordeste, a distribuidora tem priorizado o abastecimento apenas das termoelétricas, e eles precisam comprar gasolina de outros estados. Segundo o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, são várias as causas para falta da gasolina e do óleo diesel na região. Uma delas é o crescimento no consumo dos combustíveis pelas cidades.
 
De acordo com o Sindicato dos Postos de Gasolina do Ceará (Sindipostos), a falta de gasolina é um problema pontual e está ocorrendo em outras cidades do estado. O Sindipostos informou que já entrou em contato com as indústrias fornecedoras dos combustíveis e com a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
 
No posto do Bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte, não tem nem óleo diesel nem gasolina, segundo os funcionários. No local, faixas indicam a falta do produto, e o cliente que chega é orientado a procurar outro estrabelecimento.
 
“Estamos comprando gasolina do Recife por um preço está mais caro”, conta o gerente de posto de Juazeiro do Norte, Antônio Gonçalves. Ele comprou um tanque com cinco mil litros de gasolina, mas a quantidade só deve atender a demanda por mais dois dias.
 
Para os clientes, o “fantasma” do aumento do preço do combustível já começa a assustar. “Vai pesar muito no bolso da gente. Agora, a gente vai ter que andar de bicicleta ou arrumar um jumento, um cavalo. Voltar a andar na moda antiga”, diz o estoquista José Marcos da Silva. O agente de trânsito Demontiez Alves pensa em soluções para o problema:  “a alternativa é buscar postos que oferecem gasolina mais em conta ou até abastecer em outras cidades”.Fonte: G1 CE
 


Crato: 'Cinema no Ar' traz o cinema gratuito e a céu aberto

REPORTAGEM: DAVI SALOMÃO              07/01/2013  





O projeto, patrocinado pela CAIXA, chega a CRATO nos dias 7 e 8, com duas sessões diárias de filmes nacionais.
O Largo da Refesa e o endereço escolhido para exibição hoje(7) e amanhã(8)

Cinema no Ar, novo projeto dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, pega a estrada e leva sessões de filmes nacionais, gratuitas, ao ar livre, a todos os estados nordestinos até junho de 2013. Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o cinema chegou ao Crato nesta segunda-feira e permanecerá até amanhã.
Com 300 lugares, o projeto promove duas sessões diárias, sempre às 18h30 e 20h15. Na programação estão sucessos do cinema Nacional como O PalhaçoRioSaneamento BásicoEu e Meu Guarda-Chuva. A projeção é digital em uma grande tela inflável e som stereo surround.  Em Crato, o Cinema irá acontecer no Centro cultural do Araripe, (antigo Largo da Refesa).
“Em novembro, o Cine Tela Brasil, nosso primeiro projeto de cinema itinerante, atinge a marca de 1 milhão de espectadores. Agora, com o Cinema no Ar,temos a possibilidade de, ao lado da CAIXA , visitar toda a região Nordeste e levar o cinema nacional a um número ainda maior de brasileiros que não tem acesso ao cinema e que, em sua maioria, tem o primeiro contato com a telona.”, afirma Laís Bodanzky.

Sobre o Cine Tela Brasil  – Criado em 2004, o Cine Tela Brasil já rodou 83 mil quilômetros. Com a taxa de ocupação da sala em 88% – a maior do país – realizou mais de 5.000 sessões em 420 cidades e em novembro chega a 1 milhão de espectadores.
Sobre a CAIXA -  A CAIXA é um dos maiores investidores em cultura do Brasil, principalmente através dos seus programas de seleção de projetos. Somente em 2012 totalizam R$ 33 milhões investidos com recursos próprios. O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural soma mais de R$ 26 milhões em investimentos, destinados aos 255 projetos selecionados para as sete unidades – Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
No Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, foram selecionados 30 projetos de teatro e 26 de dança a serem realizados em 2013, representando um investimento total de quase R$ 3,7 milhões. No Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro, 24 selecionados, num investimento de aproximadamente R$ 600 mil. Neste ano, além dos eventos contemplados pelos programas culturais, a CAIXA investiu até o momento mais de R$ 17 milhões em 295 projetos.
Cinema no Ar – Crato
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Realização: Associação Tela Brasil
Sessões: às 18h30 e 20h15
Lugares: 300
Ingressos: grátis
Datas:Segunda-feira (07.01) e terça (08.01)
Endereço: Avenida Ratisbona, largo da refesa
Programação:
Segunda-feira (07.01)
18h30 – Eu e Meu Guarda-Chuva
20h15 – Saneamento Básico, O filme
Terça (08.01)
18h30 – Rio
20h15 – O palhaço


Metrô do Cariri continua fora de atividade desde o natal
07/01/2013

Desde o último dia 24 de dezembro o Metrô do Cariri, que liga os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, está fora de circulação. Os trens unidade-elétrica passam por manutenção preventiva de final de ano e deveriam retornar nesta segunda-feira (7).

A reportagem do Site Cariri News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, que informou o retorno das atividades para o próximo dia 13 de janeiro.

No último dia 1º de dezembro o Metro do Cariri completou três anos de funcionamento. O sistema possui 13,6 quilômetros de linha, abrangendo 10 estações, cinco em Juazeiro e cinco em Crato, operando de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.


Varzealegrense pesquisador em Harvard está de férias na cidade.

07/01/2013
Hilário em Harvard University
Várzea Alegre está recebendo a grata visita de um filho ilustre. Trata-se do jovem Hilário de Sousa Francelino, 20 anos, estudante de medicina da USP-SP e pesquisador na Universidade de Harvard, a melhor faculdade de medicina do mundo

Hilário com com sua mãe Lúcia e irmã Ilaise.
Hilário Francelino é varzealegrense nascido em 1992, na comunidade de Fortuna, distrito de Ibicatu. Atualmente, morando em São Paulo e por um ano residiu em Boston-EUA onde participou de um programa de pesquisa científica na instituição norte-americana.

Escola onde Hilário iniciou seus estudos
Filho de Antônia Lúcia de Sousa e Paulo Paulino Francelino, Hilário Sousa estudou no sítio Fortuna até a 3ª série do antigo primeiro grau. Na Escola Pedro Sátiro, cursou 4ª e 5ª séries. Devido as dificuldades financeiras enfrentadas pela mãe, teve que retornar para o sítio Fortuna. Lá retomou os estudos e cursou até a 8ª série.

Participou de uma das edições do Projeto Decolando, da ONG Brazilian Mission, ficando em primeiro lugar. No CEFET de Cedro, Hilário cursou 1º e 2º anos, e metade do 3º, quando foi morar com o pai em São Paulo, onde concluiu o ensino médio.

Sempre com as melhores notas, o jovem fez curso pré-vestibular e começou sua escalada rumo à universidade.  Em 2011, passou no vestibular para Medicina da USP (Universidade de São Paulo), vencendo outros 49 concorrentes por vaga numa das provas mais difíceis do País. 

Hilário, colegas e a Presidente de Harvard, Drew Faust.
Sempre com foco em novos desafios Hilário almejava agora chegar a Harvard. A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é uma das mais prestigiadas do mundo. Estudar lá é um privilégio para poucos e alavanca a carreira de qualquer profissional. O aluno Hilário de Sousa Francelino conseguiu a oportunidade dos sonhos de muita gente: participar de um programa de pesquisa científica na instituição norte-americana.

Para chegar lá, Francelino se dedicou aos estudos. "Sempre tive admiração por Harvard, pela sua tradicional excelência, mas a minha preparação foi antes para a vida. Fiz a graduação normalmente até o dia em que tive oportunidade de me inscrever para Harvard, e fui selecionado."

O futuro médico viveu um ano em Boston, capital do Estado de Massachussets, onde fica a Escola de Saúde Pública de Harvard. Francelino fez parte do seleto grupo de dez pessoas que anualmente são selecionadas para fazer pesquisa médica na universidade. "Meus estudos se concentram na área de poluição do ar, promovida pelo departamento de Patologia." A rotina inclui aprender habilidades em laboratório e eventualmente participar de conferências e palestras, em horário integral.

O jovem garante que a adaptação não foi tão complicada, apesar de ser a primeira vez que deixou seu país de origem. "O inglês que aprendi em casa precisava de prática, que foi o que tive nas primeiras semanas de Estados Unidos. Depois de um tempo a gente pega fácil." Além da diferença na comunicação, não foi difícil para Francelino se adaptar à cultura norte-americana. Segundo ele, os costumes não são muito diferentes do Brasil no que se refere às liberdades individuais, forma de governo e religiões. 

O estudante Hilário de Sousa Francelino acredita que a experiência de um ano na Universidade de Harvard vai lhe trazer um olhar diferenciado sobre a Medicina num País de primeiro mundo. "Além disso, é um benefício observar e vivenciar os modelos de uma sociedade bem desenvolvida."

A dica de Francelino para quem pretende seguir seus passos profissionais é, antes de tudo, se dedicar aos estudos com disciplina e humildade.

Ceará oferta 8.296 vagas para o Sisu em três instituições públicas federais

07/01/2013

As vagas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do primeiro semestre de 2013 estão abertas para inscrições dos candidatos nesta segunda-feira (7). No Ceará, são ofertadas 8.296 vagas em três instituições de ensino superior: Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnolgia do Ceará (IFCE) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A UFC irá ofertar, em 2013, um total de 6.264 vagas através do Sisu, um acréscimo de 434 vagas em relação à edição passada. As vagas estão distribuídas  em 97 cursos de graduação nos campi de Fortaleza (74) , Juazeiro do Norte (11) , Sobral (8), Quixadá (3) e Barbalha (2). Além disso, a Instituição irá oferecer três novos cursos: as licenciaturas em Letras-Libras e Educação Física (noturno), em Fortaleza, e o bacharelado em Ciências da Computação, no campus de Quixadá.

Já o IFCE disponibilizará 1.840 vagas distribuídas em 57 cursos nos campi de Fortaleza (15), Quixadá (3), Limoeiro do Norte (5), Sobral (5), Juazeiro do Norte (4), Maracanaú(3), Aracati (2), Jaguaribe (2), Acaraú (2), Canindé (4), Tianguá (1), Baturité (2), Iguatu(3), Crateús (1), Cedro (2), Crato (2) e Tauá (1).

Na Unilab, os estudantes terão 192 vagas disponíveis para o ingresso à instituição por meio do Sisu, distribuídas em 8 cursos no campus da Liberdade, em Redenção, no Maciço de Baturité. As instituições públicas de ensino superior, que participam do Sisu, ofertam vagas em seus cursos duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, aos candidatos mais bem classificados no Enem.

VEJA O CRONOGRAMA DO SISU 2013
7 a 11 de janeiro
Período de inscrições
14 de janeiro
Primeira chamada
18 a 22 de janeiro
Matrícula da primeira chamada
28 de janeiro
Segunda chamada
1º a 5 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada
28 de janeiro a 8 de fevereiro 
Prazo para participar da lista de espera
a partir de 18 de fevereiro
Convocação dos candidatos da lista de espera

G1

Construção civil muda perfil urbano em Juazeiro do Norte                30/12/2012


O crescimento da construção civil neste Município continua em ritmo acelerado, com um aumento da demanda por serviços. Falta mão de obra para o setor, segundo dados do Sine/IDT na cidade. Somente este ano, foram empregados mais de 2.800 profissionais, para um mercado com perspectiva de crescimento ainda maior em 2013, com a nova administração pública na cidade.

Mesmo nas áreas mais afastadas do Centro, somente este ano, houve um aumento no valor de imóveis de mais de 20%. Já no Centro, nos últimos dois anos, pode-se constatar 100% acima do valor médio.

Segundo o corretor de imóveis Alexandro Andrade, imóveis pequenos no valor de R$ 70 mil há um ano, hoje custam mais de R$ 150 mil. Ele afirma que a realidade de desenvolvimento da cidade tem levado a fatores como o crescimento e a valorização dos imóveis em bairros como Palmeirinha e Tiradentes, áreas comerciais fora do Centro e a verticalização da cidade. Alguns apartamentos chegam ao valor de R$ 500 mil e até a R$ 1 milhão, no caso das coberturas.

Segundo a corretora Fabiana Canuto, o valor de imóveis no Centro de Juazeiro do Norte chega a competir com a Capital do Estado. "É uma supervaloriza-ção dos empreendimentos", avalia. De acordo com ela, há áreas no Centro de Juazeiro onde o metro quadrado chega a R$ 6 mil. Em bairros mais valorizados e tradicionais, como é caso da Lagoa Seca, o valor chega a R$ 4 mil, em média.

"Isto tem a ver com infraestrutura e segurança, entre outros fatores", afirma Alexandro. Por ser considerado um dos bairros nobres da cidade, hoje também congrega um polo gastronômico, setor de hotelaria, além de contar com novos investimentos na área residencial, com a construção de prédios verticais.

Nova configuração
Em, praticamente, todos os bairros, principalmente nas áreas mais valorizadas na cidade, a exemplo do Centro, e no entorno do Hospital Regional do Cariri (HRC), estão sendo construídos dezenas de prédios, dando uma nova configuração urbana, com a verticalização da cidade. Neste ano, a finalização de empreendimentos como a duplicação do Cariri Garden Shopping, entre outros projetos públicos, segundo a gerente do Sine/IDT de Juazeiro do Norte, Conceição Araújo, não foram suficientes para limitar a demanda por serviços no setor.

Ela afirma que a geração de empregos se multiplica, já que os investimentos anteriores em construções, em sua grande parte, foram de empresas que, atualmente, absorvem mão-de-obra em setores do comércio, serviços e também na indústria.

Um desses investimentos é do Grupo Pão de Açúcar, na cidade, com o supermercado Assaí. Outros empreendimentos voltados para prédios comerciais e residenciais estão sendo executados. "É, na verdade, uma realidade que tem a ver com o crescimento da cidade em todos os aspectos da economia", explica. O delegado do Conselho Regional do Corretores Imobiliários (Creci - CE), em Juazeiro, Fagner Canuto Tavares, destaca as condições favoráveis para investimento no setor. Ao mesmo tempo, alerta para as novas construções, propostas de financiamentos e, principalmente, a especulação na área. Várias campanhas têm sido feitas, segundo ele, no sentido de alertar o consumidor para o problema.

Surpresa
Áreas com empreendimentos comerciais no bairro Pirajá e no entorno do Triângulo Crajubar estão entre as mais valorizadas da cidade. O bairro São José, numa área em direção ao Crato, é uma das maiores surpresas do setor nos últimos anos. É que houve um crescimento de empreendimentos comerciais, como o Atacadão e o Maxx, grandes redes nacionais atacadistas, e na área de concessionárias de automóveis, principalmente de veículos importados, além de vários conjuntos residenciais, com casas financiadas.

Para Alexandro, os empreendimentos nesse bairro ainda estão em condições de elevação de preços, alertando para a especulação. Outros bairros como Limoeiro e Novo Juazeiro, seguem no mesmo ritmo de crescimento. De acordo com o Creci, na Avenida Padre Cícero, entre o Atacadão e o Cariri Garden Shopping, o metro quadrado chega a custar cerca de R$ 600, 00, próximo à pista, e nas quadras residenciais, até R$ 200,00. Esses valores podem ser avaliados dentro da média de custos, sem as especulações exageradas.

Setor público
Investimentos imobiliários no setor público, como o Minha Casa, Minha Vida, já inaugurado, também chamam a atenção na cidade, para a carência de mão-de-obra. Empresas como a Construtora Raimundo Coelho (CRC), buscou a qualificação de mulheres para um mercado considerado masculino.

"Isso tem uma importância porque as mulheres conquistam um espaço de trabalho e supre a carência, principalmente na área de acabamentos, que conseguem fazer muito bem", diz a empresária Patrícia Coelho, superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) no Estado do Ceará, na região do Cariri.

Fonte: Diário do Nordeste 


Recursos de combate à seca no Ceará são liberados nesta sexta-feira             
27/12/2012

Recursos de combate à seca no Ceará serão liberados nesta sexta-feira, 28, em Fortaleza. Será assinada ordem de serviço com Organizações Não Governamentais (ONGs) para construção de 30.294 cisternas de placa e 7.800 quintais produtivos com cisternas de produção. A ação tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e deve englobar mais de 90 municípios, com investimento de R$ 130 milhões.A assinatura irá ocorrer durante solenidade para entrega de projetos de convivência com a seca, liberação de crédito para a agricultura familiar, além de assinatura de convênios para realização de obras estruturantes.O evento será realizado no Parque de Exposições Governador César Cals e terá a presença do governador Cid Gomes e do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins. 

Na ocasião, também serão divulgados três editais do Projeto São José III para investimento em sistemas de abastecimento d´água, esgotamento sanitário e projetos produtivos, contemplando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura piscicultura e agricultura irrigada. O investimento será de R$ 47,7 milhões e faz parte de convênio entre o Banco Mundial e o Governo do Estado do Ceará.Através do Programa Água Para Todos, será assinada ordem de serviço para a concepção de 1.350 sistemas simplificados de abastecimento de água em territórios, como Sertão Central, Sertões dos Inhamuns/Crateús, Metropolitano, Vales do Curu/Aracatiaçu, Chapada da Ibiapaba, Extremo Oeste, Sobral, Litoral Leste, Maciço de Baturité e Médio Jaguaribe.

Também será assinada ordem de serviço para a ação social e implantação de 14.228 cisternas de polietileno, beneficiando 14 municípios nos territórios do Cariri, Sertão Centro Sul, Sobral e Maciço de Baturité. O investimento total é de aproximadamente R$ 7 milhões, através de parceria entre a SDA e o Ministério da Integração Nacional.

Sistemas de irrigação para agricultura familiar serão entregues para os municípios de Choró, Alto Santo, Senador Pompeu e Quixadá. O investimento é superior a R$ 1,3 milhão e beneficiará 110 famílias. Já os irrigantes do Projeto Mandacaru (Castanhão) serão beneficiados com entrega de 23.400 aspersores, com valor superior a R$ 190 mil e liberação de crédito emergencial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Fonte: O Povo 

Prefeitura de Caririaçu inaugura uma moderna creche infantil
27/12/2012

Foi inaugurada na última quarta-feira, 26, por volta das 19 horas, uma moderna creche infantil. Trata-se da Escola de Educação Infantil Raimundo Gonçalo de Aquino (Raimundo Listrinha) localizada na Avenida João David de Oliveira, no bairro Bico da Arara na cidade de Caririaçu.

O valor da obra foi de R$ 567.431,44 (Quinhentos e Sessenta e sete mil, quatrocentos e trinta e um reais e quarenta e quatro centavos) construído com recursos próprios da prefeitura (FUNDEB). Trata-se de um prédio moderno, amplo e arejado, construído com o objetivo de dar melhor comodidade às crianças do nosso município.

Na solenidade de inauguração, o prefeito municipal de Caririaçu, Edmilson Leite, falou da sua satisfação em está homenageando uma pessoa tão ilustre e querida como era o Senhor Raimundo Listrinha  (In Memoria). Em meio ao discurso, o gestor agradeceu à sua família em nome de sua esposa e filhos, pelo apoio dado a sua administração durante esses oito anos.

O prefeito, afirmou que fica muito feliz por inaugurar mais uma obra em sua cidade. Em seus oito anos administrando Caririaçu, realizou um rosário de obras nos quatro cantos do seu município e sede. Disse ainda que só no bico da Arara, foi construído durante a sua administração as seguintes obras:

Reforma e ampliação da Escola Arara Azul

Construção da Avenida João David de Oliveira (João Badu), com iluminação, pavimentação e calçamento e a implantação do asfalto da mesma.

Construção da quadra de esporte coberta, Pedro Nogueira Machado (Pedim Pereira).

Construção do posto de Saúde, Raimundo Rodrigo Sobrinho (Raimundo Caboclo).

Construção de Cem Casas Populares. E agora a inauguração da escola de educação infantil Raimundo Gonçalo de Aquino.

O prefeito de Caririaçu Edmilson Leite no final de suas palavras convidou a todos os presentes para a inauguração da Escola Modelo do Sítio Bananeira Zona Rural, que será hoje, 27 às 19 horas. E a também, para a inauguração do posto de saúde Abílio Siebra de Lima ( Abílio Unias), amanhã, 28, 9 horas no bairro Palestina na dede do município de Caririaçu.

Barbalha-CE: Agência do Banco do Nordeste será inaugurada hoje


27/12/2012
foto:silvaneto


     s da história da cidade de Barbalha, com a inauguração do Banco do Nordeste do Brasil, Agência de Brasil, instituição financeira que chega ao município abrindo suas carteiras de crédito para: O comércio; a indústria; produtor rural; o agropecuarista e muitas outras categorias que trabalham e precisam fazer girar seus negócios.
A Agência do Banco do Nordeste do Brasil está situada a Rua dos Cariris bem próximo à distribuidora de Gás Butano, onde na manhã de ontem estavam acontecendo os últimos preparativos em termos de instalações para a solenidade de inauguração hoje às 5 horas da tarde.
Diretores da instituição em nível regional, autoridades municipais estarão presentes e o povo barbalhense está sendo convidado para participar da solenidade e também receber esse valioso benefício no sistema financeiro.
A mais nova instituição financeira chega para atender a demanda de três cidades, Barbalha, Missão Velha e Jardim.
Dentre muitas carteiras de crédito da Agência do Banco do Nordeste, o Credeamigo, tem grande demanda no atendimento aos nossos pequenos produtores que usam bastante essa linha de crédito.
Portanto, você barbalhense está convidados pela direção do bando e pelas autoridades representativas de Barbalha a marcar presença e prestigiar a solenidade de inauguração do Bando do Nordeste, Agência de Barbalha, às 5 horas da tarde na Rua dos Cariris no centro da cidade.



Comandante do 5º BPCOM no Cariri é o mais novo cidadão de Caririaçu
 26/12/2012

O Capitão da Polícia Militar José Adailton da Silva, de 45 anos, Comandante do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (Ronda do Quarteirão), foi agraciado com o título de cidadão honorário de Caririaçu. A solenidade foi das mais concorridas no plenário Generino Trajano Feitosa, sob a presidência do vereador Antonio Vieira de Araújo a quem coube entregar a comenda ao militar na noite deste sábado.

Segundo o presidente da Casa, um reconhecimento ao trabalho do mesmo em prol da segurança pública. O Capitão Adailton é natural de Juazeiro do Norte tendo ingressado na PM no ano de 1988 como Soldado, mas já no ano seguinte chegava ao posto de Sargento. Em 1997 se tornava Aspirante-a-oficial e 2º Tenente um ano depois para atingir o posto de 1º Tenente em 2001 e de Capitão há seis anos.

O oficial já despenhou várias funções a partir de Comandante da 1ª Companhia do 2º BPM com sede em Juazeiro; Ajudante/Secretário do Comandante do 2º BPM; Comandante do Pelotão de Trânsito; Comandante do Grupo de Ações Táticas (GATE); Coordenador de diversos cursos de formação de soldados igualmente do 2º BPM e, atualmente Comandante do 5.º BPCOM, dentre outras funções exercidas.

Ele é casado com Cícera Maria e é pai de Alexandre e Amanda. No dia anterior, o Capitão Adailton já tinha sido agraciado com a Machadinha Simbólica outorgada pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Coronel Joaquim dos Santos Neto. Trata-se de uma comenda conferida aos que prestam serviços à Corporação. “Fatos como estes nos deixam envaidecidos e nos dá a força necessária para continuarmos na luta e combate a criminalidade”, resumiu o oficial.
Sepultado em Recife o corpo do radialista Leofredo Pereira de Juazeiro do Norte
 26/12/2012

   Foi sepultado neste dia de Natal em Recife o corpo do radialista de Juazeiro do Norte, Leofredo Pereira, que faleceu na capital pernambucana aos 75 anos de idade. Ele era funcionário aposentado da Coelce, onde trabalhou desde o tempo da antiga Celca (Companhia de Eletricidade do Cariri) e um apaixonado pelo rádio. Leofredo faleceu nesta segunda-feira em Recife onde estava residindo há dois anos.

    O radialista Daniel Wálker, no 
seu Portal de Juazeiro, observa que o mesmo era uma pessoa não só bastante querida, mas muito conhecida em Juazeiro, onde gozava de largo círculo de amizade. Sua atuação no rádio de destaque no rádio se deu como humorista no programa Delegacia das Lamentações apresentado por ele e o já falecido Wálter Barbosa. Ele fazia o papel do Cabo Corrijo.

     Leofredo costumava imitar artistas famosos, vários personagens de Chico Anísio e algumas ilustres figuras juazeirenses como o Padre Onofre e o folclórico João Remexe Bucho.Quando dirigia a Rádio Verde Vale AM, Demontier Tenório o convidou para o mesmo apresentar um programa de forró nos finais de tarde e esta foi a última atuação de Leofredo no rádio.

Juazeiro do Norte-CE: Futuro prefeito reafirma compromisso em melhorar o acesso ao aeroporto
  26/12/2012

     O deputado federal e prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, voltou a falar sobre os compromissos assumidos perante o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, quando ele esteve na região do Cariri no último dia 25 de outubro. Mais que isso, adiantou que vai solicitar levantamentos para ver a possibilidade de estender a duplicação da Avenida Virgílio Távora até o cruzamento com a Avenida Humberto Bezerra.

    É que o trecho inicial, entre o Aeroporto e a Avenida Manoel Coelho de Alencar, já faz parte dos planos e Raimundão reafirmou a pretensão de iniciar essa duplicação já a partir de janeiro do próximo ano. Ele quer honrar o compromisso assumido com a Infraero que agendou para o dia 22 de julho a inauguração dos Módulos Operacionais (MOPs) do Aeroporto Orlando Bezerra. Na mesma data o prefeito de Juazeiro quer entregar o alargamento desse primeiro trecho por ocasião dos 102 anos do município.

     Esse melhoramento inicial incluirá, de acordo com o futuro gestor, a reurbanização das Avenidas Castelo Branco e Manoel Coelho de Alencar que representam o corredor de mais de 70% dos que se utilizam do aeroporto. Quanto a duplicação entre a Manoel Coelho e o Aeroporto, Raimundão disse ter deixado a Prefeitura com R$ 2,1 milhões licitados para a obra que ainda começou, mas esta não foi tocada pelo seu sucessor. Para essa nova empreitada, ele disse que está lutando por recursos orçamentários com esse objetivo em Brasília.


Crato-CE: Seminário acompanha ações do PPA    23/12/2012

Para apresentar as ações do Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2011 a 2015, que foram propostas durante oficinas realizadas entre os municípios das regiões Cariri e Centro-Sul do Ceará ainda em 2010, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará realizou, no Crato, o Seminário Regional de Acompanhamento das Ações.

Na ocasião, o vice-governador, Domingos Filho, prestou contas das principais demandas de cada uma das 18 cidades contempladas no Monitoramento das Ações e Programas Prioritários do Governo do Estado (MAPP), para o período de 2012 a 2015.

No encontro, estiveram presentes lideranças locais, representantes de instituições e órgãos públicos e privados, sociedade civil e gestores do poder público, como os prefeitos e vereadores que devem assumir o mandato a partir do próximo dia 1º de janeiro. Durante seminário, os participantes tiveram a oportunidade de debater as atividades, cobrar a efetivação das obras, além de conhecer as ações acatadas pelo Governo nos eixos do turismo, da sociedade, educação básica, infraestrutura, recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento urbano e econômico, integração regional, saúde, segurança e outros.

Entre as medidas que ainda não entraram em pauta estão a implantação gradual do ensino médio regular em tempo integral, a promoção progressiva da ampliação da jornada escolar, o reforço do sistema elétrico rural que deverá passar de monofásico para trifásico, a criação de polos e incentivo ao empreendedorismo e a responsabilidade social nas regiões turísticas, as soluções alternativas do esgotamento sanitário e o mapeamento e integração das matrizes de comércio e serviços, que possam transformar o Estado do Ceará em um centro de excelência neste segmento.

Execução
De acordo com coordenador de projetos especiais da vice governadoria, Francisco Caminha, o Estado quer, anualmente, demonstrar a execução orçamentária. "Esse é um instrumento da democracia participativa. Representa uma forma de a população acompanhar se realmente o que foi planejado está sendo executado", diz.

Em 2011, o Governo elaborou um Plano Plurianual Participativo e Regionalizado, que é a proposta de organização para um período de quatro anos. Em 2012, na região do Cariri, não aconteceram grandes investimentos, ainda há algumas pendências em obras como o Centro de Convenções, que foi contemplando no primeiro PPA da gestão de Cid Gomes como governador. A meta é que, até o fim de 2013, 90% de todas as propostas contempladas sejam concluídas.

De acordo com o articulador regional do PPA, Kleber Callou Filho, ainda faltam muitas ações a serem postas em prática. "Acredito que, até agora, foram aplicados, por meio de programas e projetos, apenas 30% do que foi demandado pela região do Cariri. No entanto, a perspectiva dos gestores quanto ao Plano é positiva", afirma. Como obras estruturantes, já foram construídos o Hospital Regional do Cariri (HRC) e Centro de Abastecimento do Cariri (Ceasa).

Ainda estão sendo implementados o Roteiro da Fé, a construção da Avenida Pericentral. Algumas das propostas não foram contempladas devido dependem de convênios com os municípios. Para Domingos Filho, é preciso haver um controle social sobre as ações do Governo.

"Estamos em uma linha de dualidade. É necessário que cada um faça sua parte. Temos que ter educação política para cumprir as normas de cidadania. A população precisa ser protagonista de suas mudanças", revela o vice-governador.

FIQUE POR DENTRO
Projetos a serem desenvolvidos pelo governo
O Plano Plurianual Participativo (PPA) estabelece os programas e projetos que devem ser desenvolvidos pelo governo em um período de longa duração.

Nele, são definidos as necessidades dos municípios, os objetivos e as metas das ações públicas. Dentro da proposta, cada cidade tem sua peculiaridade.

Até o ano passado, o Governo do Estado estava executando o PPA do período de 2008 a 2011.

Com base na escuta das necessidades da sociedade civil e entidades públicas e privadas foram tiradas as prioridades e uma nova proposta foi montada no ano de 2010, para ser posta em prática a partir do ano de 2011.

Todas as atividades do PPA estão disponíveis no site: www. ppaparticipativo.ce.gov.br. Lá, a população poderá verificar o que cada município vai receber, dentro da programação já definida.

Fonte: Diário do Nordeste
Juazeiro do Norte-CE: Grupos de lapinhas resistem com dificuldades, mas mantém tradição
 23/12/2012

A Revista Costumes, editada trimestralmente pelo Mercadinho São Luiz, focaliza em sua edição de Dezembro ampla matéria sobre os grupos de lapinhas escrita por Demontier Tenório desse portal de notícias. Ela destaca que um grupo de Lapinha remonta à época do Padre Cícero Romão Batista e desafia o tempo mantendo essa tradição natalina em Juazeiro do Norte. Entretanto, não está fácil o convívio com a modernidade quando muitas crianças e adolescentes ignoram o ritual católico. O município já teve cerca de 30 grupos de lapinhas e, hoje, são apenas cinco e com muitas dificuldades. Apesar disso, um deles organiza a festa do centenário que transcorre no dia 25 dezembro.

Trata-se da Lapinha Santa Clara que chega à terceira geração com sua sede transformada no Memorial Dona Tatai na Rua Santa Clara, 258 no bairro Salesianos. O grupo já reuniu em torno de 70 crianças com idades entre 2 e 15 anos, mas, atualmente, não passa da metade. Os outros resistentes à modernidade são o “Menino Jesus” de Dona Têta (Salesianos); “Lapinha da Vila Bom Jesus” da Mestra Dorinha dos Benditos (Horto); “Nossa Senhora Aparecida de Dona Fátima (Romeirão) e “Três Reis Magos” de Dona Zefinha no mesmo bairro.

No Crato, o grupo de Lapinha mais tradicional é o da Mestra da Cultura Popular Zulene Galdino criado em 1975 na zona rural daquele município. As apresentações das pastorinhas, ciganas e reis magos ganham as ruas, praças e igrejas com crianças e adolescentes empunhando maracás, cantando e dançando em louvor ao Menino Deus. Elas formam coloridos cortejos e estendem as louvações junto aos presépios, cuja base é a manjedoura com o Menino Deus e as imagens de Maria, José, os Três Reis Magos além de muitas flores, luzes e cores.     


Juazeiro do Norte ainda comemorava a sua emancipação política do Crato quando Teodora Clarindo de Magalhães decidiu criar a Lapinha Santa Clara, no Natal de 1912, após vários anos brincando como pastorinha na Lapinha da Beata Maria Alexandrina formada no ano anterior. A princípio, seu pai negou dinheiro para ajudar na criação do grupo, mas este voltou atrás após receber ordens do Padre Cícero para tal e resolveu dar o apoio necessário à filha de 12 anos.

Dona Teodora faleceu em 1954, mas sua primogênita Maria Pereira da Silva, mais conhecida como Dona Tatai, manteve a tradição até morrer no dia 11 de dezembro de 2009 no que foi seguida pela filha Maria Vanda Pereira atingindo a terceira geração ao assumir a condição de Mestra. Por todo esse contexto histórico, a Lapinha Santa Clara foge um pouco aos padrões inserindo no grupo adolescentes como se fossem Padre Cícero e a beata Maria de Araújo, que protagonizou os “milagres” em Juazeiro.

Uma das primeiras iniciativas de Vanda foi transformar sua casa no Memorial Dona Tatai com muitas fotos, imagens de santos em madeira, barro e enormes quadros. Ainda no espaço, uma galeria dos troféus conquistados e outra com recortes de jornais e revistas que divulgaram a Lapinha Santa Clara e os famosos presépios de Dona Tatai que se tornou Mestra da Cultura Popular. Nos preparativos para a festa dos 100 anos, os ensaios já começaram e a dança do grupo acontece na noite do Natal como sempre.

Tudo se dará diante do presépio vivo que foi campeão do Cariri em um evento promovido há dois anos por emissora de rádio local. Ainda estão sendo discutidos os mínimos detalhes para começar a ser montado no início de dezembro. Todavia, as vestes para as crianças e adolescentes da Lapinha Santa Clara já estão sendo confeccionadas com caráter especial por conta do centenário. Segundo Vanda, “puxadas para o Frevo” numa homenagem ao Pernambuco terra de sua avó e o grupo já agendou apresentação no município de Missão Velha, onde sua mãe nasceu.

As Lapinhas fazem louvações nas portas quando pedem bênçãos para os lares e cantam comemorando a chegada do Menino Deus. No dia 6 de janeiro, data consagrada a Santo Reis, ocorre a queima das palhas dos presépios encerrando o ciclo natalino. “Essa palhinha que vai se queimado, é da nossa Lapinha que vai se acabando”, entoam as crianças no canto final da festa tida como nobre por ser a epifania do Senhor.

Os presépios e as lapinhas são símbolos da visita dos Três Reis Magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao Menino Jesus mantendo a tradição das oferendas e simbolizando a abertura da fé aos pagãos. O Monsenhor Murilo de Sá Barreto se tornou um grande incentivador da tradição promovendo o encontro das lapinhas. Em Juazeiro já teve até festival de lapinhas e presépios que começou em 2003 sob a organização da Secretaria de Cultura. Entretanto, ficou pelo meio do caminho enquanto o sacerdote morreu.

Lapinha Santa Clara festeja centenário em Juazeiro do Norte
23/12/2012
As lapinhas vivas do Cariri saem às ruas para saudar Jesus, com alegria, até o dia 6 de janeiro. As crianças assumem as personagens, que vão desde anjos, pastorinhas, caboclinhos, astros e animais. A sagrada família formada por Jesus, Maria e José é a protagonista de uma história que, ao longo dos séculos, tem sido encenada. Em Juazeiro do Norte, neste ano, a lapinha de dona Tatai, Maria Pereira da Silva, completa 100 anos. Criada a pedido do Padre Cícero, dona Tatai deu continuidade ao legado de sua mãe, Teodora Clarindo. Depois de falecida, o trabalho segue aos cuidados da terceira geração.

Por conta do aniversário da lapinha, as apresentações têm sido intensas. O grupo renova as vestimentas, com mais cores nas ruas. Dois personagens importantes assumem destaque na Lapinha Santa Clara: a que dá o nome do grupo, e o Padre Cícero, que fez o pedido a dona Teodora. Ela tinha 12 anos, e começou o trabalho com 24 componentes. A característica maior do grupo é pela quantidade de pastorinhas. A primeira apresentação aconteceu justamente para o sacerdote, na noite de Natal de 1912, na casa do padre, onde hoje funciona o Museu São José.

No dia 6, as homenagens continuam. Depois da primeira apresentação do grupo no Terreiro da Mestre Margarida, no Sesc, a lapinha segue para a Praça Padre Cícero, onde acontece a tradicional queima de palhas, a partir das 18 horas, em que praticamente todos os grupos de Juazeiro marcam presença. Hoje, são cerca de cinco delas. Logo depois, acontece a grande apresentação de frente ao Memorial de Dona Tatai, na Rua Santa Clara, no bairro Salesianos, com todos os componentes para fechar o período natalino, no Dia de Reis. A queima das palhinhas representa a renovação da fé cristã.

Dona Tatai se tornou mestre da cultura em 2006. Morreu três anos depois. Ela assumiu a lapinha Santa Clara em 1956, segundo o coordenador do grupo, Damião Felipe, marido da filha da mestre, Wanda Pereira da Silva, que também atua na organização dos trabalhos e, juntos, criaram o memorial, em Juazeiro.

A lapinha tem uma forte característica de pastoreio, com 33 componentes. Uma herança, segundo Damião, de Estados como Rio Grande do Norte e do Pernambuco. As apresentações acontecem durante o ano, como um dos fortes exemplares da manutenção dessa tradição viva. Na última quinta-feira, foi a vez do grupo abrir o Natal de Luz da cidade de Altaneira, no Cariri. Ontem, em Santa Cruz. "É um trabalho que permanece e a cada ano queremos inovar e fortalecer mais ainda", diz Damião.

Segundo o coordenador, foram realizadas melhorias. Ele destaca a homenagem a Pernambuco, Estado de origem da criadora da Lapinha Santa Clara, dona Teodora, da cidade de Garanhuns. O trabalho desenvolvido por ela começou a ser realizado em Juazeiro do Norte pelos beatos, a exemplo de beata Alexandrina e beato José. Dona Tatai fez dessa missão referência para criar outras lapinhas na cidade e até na região.

Mas, em cada uma delas, existem mudanças relacionadas aos personagens, por exemplo. No caso da Lapinha Santa Clara, são poucos os animais, o Jesus não é vivo, mas uma escultura de gesso. No dia 6 terá a participação de um criança. Há também a figura do soldado, além do Padre Cícero, sempre homenageado, e a Santa Clara. Os índios e caboclinhos são em menor número, em relação a alguns personagens de outras lapinhas da região.

Em outros bairros de Juazeiro, como João Cabral, a tradição das lapinhas vivas se fortalece, como a de Nossa Senhora Aparecida, dentre outras. "As crianças se sentem felizes de poder participar", diz a filha de Tatai, Wanda Pereira. Hoje, Juazeiro do Norte reúne um maior número de lapinhas vivas na região. Para a filha de dona Tatai, é uma grande alegria poder estar dando continuidade a esse trabalho. No memorial, estão reunidas as inúmeras premiações do grupo.

A lapinha comandada por dona Tatai, vestida de branco, usando uma coroa e um manto vermelho, mantém o seu legado. As pastorinhas, ciganos, anjos, borboletas, astros, flores e os diversos personagens foram levados para outras cidades, como Missão Velha, cidade natal da mestre da cultura, que incentivava e orientava a formação de outros grupos. A saudação do boa noite ao público continua sendo o canto das crianças e adolescentes da lapinha. E se depender do incentivo dos que herdaram a missão, continuará por muitos anos.

Mais informações:
Lapinha Santa Clara, Rua Santa Clara, 258, (88) 3511.7826
Lapinha de Zulene Galdino
Rua Marechal M. de Morais, 81
Novo Horizonte, (88) 3586.2056

Fonte: Diário do Nordeste


Juazeiro do Norte-CE: Morre aos 91 anos a senadora Alacoque Bezerra

17/12/2012


Morreu por volta das duas horas da madrugada desta segunda-feira no Hospital Monte Klinikum em Fortaleza, a Senadora Alacoque Bezerra vítima de complicações cardíacas. Na noite da última sexta-feira, ela sofreu um infarto em sua residência no centro de Juazeiro do Norte e foi socorrida às pressas para a capital cearense em uma aeronave UTI no Ar. Nesse período, viveu momentos de altos e baixos no seu quadro clínico até o coração parar de bater.

Alacoque nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1921 e era uma espécie de professora emérita da rede estadual de ensino quando teve a oportunidade de coordenar a educação em nível de Cariri na condição de delegada regional da Secretaria de Educação do Ceará. Ela jamais escondeu o amor por Juazeiro do Norte, sua terra natal, e pelo Padre Cícero Romão Batista de quem era devota. Oriunda de uma família política com grande influência no Ceará, sempre teve uma vida discreta.

Todavia, quando foi chamada a participar da política não se furtou. A eleição de Virgílio Távora para o Senado da República no dia 15 de novembro de 1982 pelo PDS trazia consigo os suplentes José Afonso Sancho e Alacoque Bezerra. Seis anos depois, Virgílio morreu ensejando a efetivação do primeiro suplente. Meses depois, o empresário José Afonso se licenciou do senado e Alacoque foi empossada pelo então presidente do Congresso Nacional, Senador Nélson Carneiro, como primeira mulher nordestina a tomar assento naquela casa. 

Ela exerceu o mandato entre os dias 18 de outubro de 1989 até 15 de fevereiro de 1990 reforçando sua luta em prol da educação quando apresentou projetos pela regulamentação do piso salarial para o magistério e defendeu a qualificação da merenda escolar. Em Juazeiro, ela ganhou homenagens como o nome de uma rua na Vila Santo Antonio e um pólo de ensino na Colina do Horto. Quando completou 90 anos, a mesma foi surpreendida em casa com uma festa simples, mas recheada de amor e carinho dos parentes e amigos.

Houve canto de parabéns, corte do bolo, um jantar no Sitio Salgadinho, onde a senadora nasceu, uma sessão de fotografias e a presença do cantor Nando Cordel. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), César Asfor Rocha, genro de Alacoque, veio de Brasília especialmente para homenageá-la. Bastante lúcida e sorridente, tomou café da manhã com os filhos, netos e bisnetos. A “Madrinha do Juazeiro”, como era carinhosamente chamada, não conseguiu esconder a alegria. O corpo está sendo aguardado em Juazeiro e deve ser velado no Casarão da família na Rua Padre Cícero.

Filha de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra de Menezes, Alacoque foi a primogênita de sete irmãos: Leandro Bezerra (o primeiro a falecer em abril de 1991), Adauto e Humberto Bezerra, Neide, Orlando (já falecido) e Ivan Bezerra. Casou-se com José Maria de Figueiredo, com quem teve três filhos: Amélia Maria, Ivanhoé e Magda. Boa parte dos parentes ingressou no mundo político a partir de Leandro Bezerra que foi vereador em Juazeiro do Norte.

O Coronel José Adauto Bezerra foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do Ceará. O também Coronel Francisco Humberto Bezerra foi deputado federal, prefeito de Juazeiro e vice-governador do Ceará. Orlando Bezerra de Menezes foi vereador e prefeito de Juazeiro, deputado estadual e deputado federal, o filho deste Jarbas Bezerra, deputado estadual. O filho de Leandro, José Arnon Cruz Bezerra de Menezes – deputado estadual, vice-prefeito de Juazeiro e deputado federal, e o irmão deste acaba de se eleger vice-prefeito de Juazeiro.
Com Angelim em campo, Guarani vence 1º amistoso visando o estadual 2013

17/12/2012


A 20 dias da estreia no Campeonato Cearense, o Guarani disputou sua primeira partida amistosa de olho na competição estadual. Jogando no estádio Perpetão, em Cajazeiras, a equipe caririense venceu de virada o Paraíba pelo placar de 2 a 1. O confronto contou ainda com a participação do zagueiro Ronaldo Angelim, que ainda não definiu se joga ou não no Leão do Mercado. No próximo sábado (22), será a vez do Crato enfrentar o Paraíba, no mesmo local.

O técnico Pedro Manta fez uso de 21 atletas no jogo. Na primeira etapa, utilizando equipe considerada reserva, o Guarani terminou perdendo por 1 a 0. Aosseis minutos de jogo, Kelvin cometeu pênalti que Téo cobrou para abrir o placar. A formação do Guarani no primeiro tempo foi esta: Grison, Nem, Kelvin, Marcelo Mineiro e Rodrigo. Ramon, Guga, Ronaldo Angelin e Anderson Maranhense. Bob e Ivanzinho.

Para o segundo tempo o Leão retornou com a equipe considerada titular e somente o atacante Anderson Maranhense permaneceu em campo. Aos sete minutos, Netinho cobrou escanteio, a zaga paraibana afastou mal e o zagueiro Jeferson Petrolina não desperdiçou, deixando tudo igual. No final do jogo, Anderson Maranhense virou o placar aos 37 minutos. Esta foi a formação da segunda etapa: Fábio, Gustavo, Tobias, Jeferson Petrolina e Toninho Bahia. Guidio, Sinho, Anderson Maranhense e Netinho. Paulo Ferreira e Edson Pitbul.




 

39 Prefeituras do Ceará tem irregularidades 


antes da sucessão

 16/12/2012

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará e a Procuradoria Geral de Justiça detectaram irregularidades em 39 prefeituras do Ceará onde o prefeito não se reelegeu ou fez sucessor nas eleições deste ano. Neste ano, os órgãos realizaram uma operação para evitar desmonte em 148 prefeituras.
As irregularidades podem levar a ações por improbidades e levar gestores a prisão. "Estamos há dois anos fiscalizando intensamente as cidades do Ceará e agora nesse perído de fim de mandato mobilizamos toda a nossa força de trabalho, mais especificamente em 39 municípios. Em todos eles foram encontrados irregularidades", diz o presidente do TCM, Manoel Veras.
De acordo com o TCM, em todas essas cidades os gestores sabiam que eram investigados e alguns tentaram "maquiar as irregularidades". "A minha visita aos municípios dizia que estava tudo correto. Mas fuçando a gente percebeu que eles aprenderam a encobrir melhor e manipularam achando que nós não iríamos apurar", afirma a procuradora do TCM Leylianne Feitosa.As denúncias apontam desestruturação da prefeitura ao realizar gastos excessivos e suspender pagamento de servidores. Segundo o TCM, as cidades com situação mais agravante são Acarape, Acopiara, Baturité,Crato, Icó, Nova Russas, Tianguá e Uruoca.
Os processos instalados devem chegar ao Ministério Público nesta sexta-feira (14). "Não descartamos a possibilidade de afastamento dos cargos públicos de outros gestores e até a prisão se assim se fizer necessário", diz o procurador Luiz Alcântara.


Parque Grangeiro vence nos pênaltis e conquista o Campeonato Cratense 2012
16/12/2012

Vasco do Alto da Penha e Parque Grangeiro decidiram na tarde deste sábado (15) o Campeonato Cearense. A equipe cruz maltina teve tudo para golear com boas oportunidades criadas, mas acabou desperdiçando. O Parque Grangeiro conseguiu o empate com Naílton, que entrou para levar a decisão para os pênaltis. Este foi o primeiro título da equipe. Já o Vasco ficou com o vice pelo segundo ano seguido.

O jogo decisivo começou com as duas equipes revezando-se em jogadas de ataque. Aos 7 minutos, Léo limpou o marcador e bateu de esquerda. A bola tinha alvo certo, mas desviou na defesa. Três minutos depois o Vasco abriu o placar cm Difá arrematando da entrada da área. O Parque Grangeiro partiu para pressão em busca do gol de empate e tinha em seu lado esquerdo sua maior arma, com o lateral Damásio. Aos 28 minutos Daiano quase ampliava em cobrança de falta, mas o goleiro Nem estava atento. No final do primeiro tempo o jogador Adriano caiu desacordado no campo, preocupando atletas das duas equipes. O jogador recobrou a consciência e ainda voltou para os 45 minutos finais.


Inferior no placar, o Parque Grangeiro começou a segunda etapa buscando o empate. Logo aos 2 minutos o atacante Maciel, ex-Crato, quase deixava tudo igual em cobrança de falta, mas o goleiro fez ótima defesa. Aos 20min, foi a vez do time alvinegro chegar perto de Marcar. O volante Noélio arriscou da intermediária e o goleiro esticou-se todo para mandar a bola pela linha de fundo. Cinco minutos depois Neílton chutou forte de fora da área e o goleiro Tiago nada pôde fazer. Com o placar em 1 a 1, as equipes passaram a alternarem-se no ataque. O Vasco perder duas chances claras de gol no final e a decisão foi para os pênaltis.

Nas penalidades, Galo e Jorge desperdiçaram para o Vasco e Damásio para o Parque Grangeiro. O ex-atacante do Azulão da Princesa, Maciel, cobrou e consagrou sua equipe com o primeiro título da cidade.


FICHA TÉCNICA

PQ. GRANGEIRO 1 (4)x(3) 1 VASCO

COMPETIÇÃO
 - Campeonato Cratense de Futebol - Final
DATA - 15 de dezembro de 2013
LOCAL - Estádio Mirandão, em Crato
ÁRBITRO - Robson Barros
ASSISTENTES - Antônio Josivan e Cicero Leandro
PÚBLICO - 150 não-pagantes (extra-oficial)


PARQUE GRANGEIRO
Nem; Zé Mario, Maurício, Amauri e Damásio; Adriano, Samuel, Sandro e Léo (Neílton); Messias e Maciel

VASCO
Tiago; Juninho (Roberto), Sérgio, Erlânio e Bruno; Noélio (Caio), Gil, Daiano e Iraildo (Marcos); Difá e Jorge


Juazeiro do Norte-CE: Alunos da Apae ganham presentes
15/12/2012

A solidariedade no período natalino leva alegria às crianças especiais. Neste município, o fim do ano letivo para os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) contou com presentes doados por instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por meio da campanha "Criança Feliz, Criança Solidária", e da parceria com o Rotary Clube. O evento é resultado de uma campanha de doação junto aos empresários e à população.

Foram mais de 300 brinquedos entregues na manhã de ontem, para a alegria da garotada. Esse é o segundo ano que a Apae de Juazeiro do Norte vivencia a oportunidade de fazer a festa de fim de ano, com as doações de brinquedos por parte de outras instituições. As doações dos brinquedos eram realizadas desde o mês de outubro na cidade. Segundo o presidente da CDL, Michel Araújo, o intuito é estimular a solidariedade entre as pessoas.

Foram três meses reunindo o material, que cuidadosamente foi distribuído na Apae, por faixa etária e turmas. Esse é um dos principais trabalhos sociais realizados pela entidade lojista, no seu terceiro ano de realização. Para a coordenadora pedagógica da Apae, Wanda Correia, os presentes chegaram em boa hora, dentro das comemorações natalinas, e é importante também contar com os representantes de entidade, para conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pela Apae. "É uma demonstração de amor e carinho com os nossos alunos e temos muita gratidão por isso", diz.

De acordo com Michel, o objetivo desse trabalho foi reforçar a solidariedade e atender crianças carentes e especiais, neste período natalino, para realizar o Natal das entidades que tanto precisam do apoio da sociedade. A campanha contou com um aparato de divulgação, desde carros de propaganda nas ruas aos outdoors, para chamar a atenção da população. Foram distribuídos alguns postos de coletas pela cidade, principalmente, nas lojas associadas à CDL.

As campanhas de doações de brinquedos realizadas pela CDL foram iniciadas em 2010. Segundo o presidente da entidade, a cada ano uma instituição diferente é beneficiada. Ele enfatiza a importância de estimular a doação nas pessoas, para que cada uma possa contribuir com algo. "É muito gratificante para a gente e agradável, ver que realmente é feita a diferença para essas crianças", diz ele.

E com alusão ao Natal, a entidade também vem realizando campanha natalina no comércio da cidade. De acordo com Michel Araújo, tem sido de grande relevância para os lojistas e consumidores, que têm a oportunidade de concorrer a prêmios. A promoção vai até o dia 31 de dezembro, com sorteios dos veículos, entre eles, motos e carro, e R$ 10 mil, no dia 6 de janeiro.

A adesão dos lojistas tem aumentado nos últimos meses, e o presidente da entidade destaca a importância dos comerciantes se inserirem neste projeto. "Quem ainda não entrou na campanha, certamente, tem tido a oportunidade de perceber a diferença", afirma. Este ano, a previsão da entidade, com a realização da campanha, é o aumento nas vendas no comércio de Juazeiro de 10% em relação ao ano passado. A movimentação tem se intensificado bastante com a proximidade do Natal, conforme o empresário.

Fonte: Diário do Nordeste 
Crato-CE: Obra do Rei do Baião vira ´Concerto para Gonzaga´           15/12/2012            


Entre diversas homenagens prestadas durante as comemorações dos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, uma teve destaque. Pela primeira vez, a obra "sanfônica" do músico pernambucano, que ganhou fama mundial e tornou-se símbolo da cultura nordestina, está sendo retratada em modelo sinfônico. Foi lançado em Exu, terra natal do Rei do Baião, o primeiro CD e DVD intitulado "Concerto para Gonzaga". Com uma característica social marcante, o trabalho envolve o forrozeiro Alcymar Monteiro e a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, formada por meninos e meninas, com idades entre 7 e 15 anos, moradores da comunidade do Coque, bairro carente do Recife, onde são registrados altos índices de violência e o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Diante do ineditismo da atuação, em Exu, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, apresentou o Concerto para Gonzaga a um público diversificado formado por admiradores do Gonzagão. Na ocasião, os shows de artistas renomados que exaltam o legado deixado pelo Mestre Lua, como o sanfoneiro Dominguinhos, Gilberto Gil e Alcymar Monteiro, atraíram, ao Parque Asa Branca, mais de 50 mil turistas que vieram de várias localidades do País e que estão movimentando todos os setores da economia do pequeno município. Desde o último dia 12, o local vem sendo constantemente visitado.

Com o posicionamento voltado para o desenvolvimento social que Gonzaga pregava em suas composições, o trabalho aposta na inclusão coletiva das crianças que, por meio das melodias, tentam vencer o preconceito. A Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque foi criada ainda em 2006, com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes do ambiente hostil da comunidade em que eles residem. A luta é pela prevenção da marginalidade e pelo resgate da cidadania, além de dar o pontapé inicial para a formação profissional.

O disco duplo foi gravado ainda em 2011, pela Rede Globo Nordeste. Para elaborar o trabalho, o idealizador do projeto, Alcymar Monteiro, buscou parcerias com Juccy Almeida, um dos fundadores da orquestra Criança Cidadã e com a Organização Não Governamental que tem mesmo nome. Após a elaboração dos arranjos musicais feitas pelo maestro Duda e dos ensaios na sede da orquestra, no Coque, os músicos mirins impressionaram os veteranos, por apresentarem avanços artísticos surpreendentes.

Oportunidade
Com a grandeza do projeto, as crianças da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque tiveram a oportunidade de chegar a palcos representativos, como o do Teatro Guararapes, onde já houve shows de artistas de grande prestígio. Hoje, o grupo é conhecido nacionalmente e já tocou até para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Alcymar Monteiro, esse é um dos trabalhos mais representativos de sua carreira. "Esse é um legado que vamos deixar para a cultura. Todo artista deve se preocupar com o lado social e inclusivo de suas obras, como fez Luiz Gonzaga".

Elaborado exatamente para homenagear o Gonzagão em seu centenário, o CD e DVD "Concerto para Gonzaga" foi financiado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e teve o apoio logístico da rede Globo Nordeste de televisão. Há 28 anos, Alcymar Monteiro canta músicas do Rei do Baião. O repertório deste disco foi baseado em uma coletânea que ele recebeu das mãos do Mestre Lua, ainda em 1987. O trabalho traz regravações de canções conhecidas como "Asa Branca", "Assum Preto", "A triste partida" e "Juazeiro", regidas por Vittorio Ceccanti e cantadas por Alcymar.

No Cariri, as homenagens ao centenário do Rei do Baião foram encerradas com apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho, com execuções das músicas de Luiz Gonzaga, no Cine Educadora, no Crato. A importância do cantor e músico para o Cariri foi destacada no início da apresentação. "Assum Preto", "Asa Branca", "A Volta da Asa Branca" e outras músicas, que se tornaram clássicos do cancioneiro popular, foram tocadas para um auditório lotado. As pessoas lembravam com emoção as canções do cantor pernambucano. As homenagens a Luiz Gonzaga começaram a ocorrer na região ainda no mês de julho.

As maiores estudiosas da obra artística e os compositores que marcaram a história do baião, xote e xaxado estiveram presentes durante debate realizado pela Universidade Regional do Cariri (Urca). A mesa-redonda "Reflexões sobre a obra gonzaguiana" teve a participação das professoras doutoras Sulamita Vieira e Elba Braga Ramalho, professor mestre Jonas Rodrigues, tendo como mediador o professor doutor da Urca, Edson Martins.

Segundo a reitora Otonite Cortez, o projeto, que também apresentou por seis meses a exposição "(En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião", teve a finalidade de valorização da cultura, na obra do cantor, como o homem nordestino, as questões relacionadas ao social, a seca, a saudade do retirante.

Reinvenção
Todos esses aspectos foram ressaltados por Sulamita. Para desenvolver o seu trabalho, por três anos, ela ouviu e analisou músicas de Luiz Gonzaga. "Ele mostrou o sertão verdadeiro", disse a professora, ao ressaltar uma reinvenção do Nordeste, em suas peculiaridades, e da forma mais simples.

"Posso dizer que Luiz Gonzaga reinventou o sertão, o Nordeste e um jeito de viver", avalia. Uma missa em ação de graças em alusão ao Rei do Baião foi celebrada na Sé Catedral, no Crato, com a participação do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (Scac). Em Juazeiro do Norte, também foram realizados shows e celebrações em homenagem ao cantor.

Beneficiados
100 JOVENS são atendidos pela Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque (PE). O Projeto do ensino da música promove a inclusão social da garotada.Fonte: Diário do Nordeste 


Elogiado por Diá, jogador de 36 anos é aposta para zaga do Icasa
  14/12/2012

O zagueiro Nildo é grande aposta do Icasa para a defesa alviverde. Indicado pelo técnico Francisco Diá, com quem trabalhou no Baraúnas-RN, ao lado de Índio, o futuro xerife icasiano estava atuando no Moto Club.

"Recebi o convite dele (Diá, técnico) e imediatamente aceitei. É um novo desafio pra mim que nunca joguei aqui. Então eu encaro isso com muita motivação, principalmente por jogar o Campeonato Cearense de que eu nunca disputei", afirmou Nildo.

A diretoria alviverde busca o acerto de permanência dos zagueiros Gilberto e Naylhor, titulares após a chegada do técnico Diá. Os dois estão em negociação avançada e poderão se reapresentar já na próxima semana. André Turatto já possui bases salariais acertadas com o Cerâmica, para onde deverá se transferir.
Pequi e Coco Babaçu: Extrativismo ganha força no Cariri
 14/12/2012

A cadeia produtiva do pequi e do coco babaçu, na região sul do Estado, deverá passar por um processo de organização e fortalecimento. A promoção do arranjo produtivo desses produtos, contando com os povos e comunidades, está sendo debatida com órgãos ambientais e a própria população. São mais de 1000 famílias que sobrevivem atualmente com a extração desses produtos.

A meta é poder oferecer melhores condições de processamento e aproveitamento. Municípios como Barbalha, Jardim, Santana do Cariri, Missão Velha, Crato, dentre outras cidades onde há a produção, estarão envolvidos. O projeto de um ano, desenvolvido por meio da Fundação Araripe, em parceria com órgãos federais e Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud), tem a finalidade de diagnosticar a cadeia e compreender os entraves que existem e quem está atuando nesse processo, o quanto se produz e deixa de aproveitar.

Para o coordenador do projeto "Produção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi", Cristiano Cardoso, a ideia é fazer todos os levantamentos possíveis, identificar onde estão os extrativistas e ver o que produzem.

A pretensão, a partir desses procedimentos, é montar um núcleo de animação envolvendo instituições para, ao fim da realização do projeto, o plano de ação ter continuidade.

Planejamento

Também será realizado um planejamento estratégico com um plano de ação para a cadeia, além de capacitações dos produtores. Segundo o coordenador, a meta é melhorar a gestão do empreendimento, como forma de possibilitar o acesso às políticas públicas e capacitar desse modo para o processo de boas práticas de produção.

Ele afirma que o número mais exato em relação ao número de produtores, se refere ao levantamento que foi realizado por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, de extrativistas de babaçu, que são cerca de 200, com informações completas. Mas, do ponto de vista regional, há pelo menos 1000 pessoas que sobrevivem da extração do coco e do pequi.

A noção de quantidade de produtores, conforme o coordenador do projeto, é bem maior do que existe, quando se trata de termos regionais.

Cristiano Cardoso também destaca produtos como o leite de janaguba, fava danta, dentre outros. Nesse universo, o número de extrativistas se amplia bem mais. "O certo é que nossas estatísticas oficiais não conseguem dar a real dimensão da importância, tanto social, quanto econômica, do extrativismo para a região", constata.

O projeto que começa a ser desenvolvido na região, segundo o coordenador, faz parte de um acordo de subvenção do Pnud, incluindo também os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, com execução da Fundação Araripe. O trabalho será desenvolvido com parcerias como a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Cristiano destaca a importância dessa atividade mais próxima da comunidade e as pessoas se reconheceram como extrativistas. "Os produtores ainda não se identificam nessa região como tal, como acontece com os catadores de castanha-do-pará e a com a borracha", diz ele.

Para o coordenador, esse é um dos primeiros passos, que considera de grande relevância. "Ele deve ter na sua declaração de aptidão, junto ao Pronaf, a identificação não apenas de pequeno produtor, mas de extrativista", ressalta.

Na sua opinião, essa é uma forma de resgate da identidade e uma compreensão como produtor nessa categoria de trabalho. Segundo Cristiano, o extrativismo vegetal se torna importante por manter a floresta em pé. As vantagens das boas práticas de produção vão desde a conservação das sementes à própria conservação das espécies, de uma forma racionalmente adequada.

Apresentação

Na última segunda-feira, foi realizada a apresentação do projeto, na sede da Fundação Araripe, no Crato, junto a algumas instituições da região, a exemplo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias de meio ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), organizações não governamentais, Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA - Araripe), Sindicatos de Trabalhadores Rurais, representantes de associações e da própria comunidade. Também foram determinadas as instituições e grupos que serão convidados para a primeira oficina de planejamento da cadeia. A ideia é que isso ocorra ainda este mês.

Cristiano Cardoso destaca a importância econômica para a região desses produtos, principalmente no período de safra, promovendo o aquecimento da economia local, estendendo-se a toda a rede produtiva. "Em torno de 15% a 20% no campo da agricultura podem ser estimulados por esses produtos", estima o coordenador do projeto.

Organização

1000 famílias, em média, sobrevivem do extrativismo do babaçu e do pequi na região do Cariri. Este número deverá de ampliar

Mais informações:

Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe
Rua Leandro Bezerra, 338
Centro - Crato - CE
Telefone: (88) 3523.1605

Fonte: Diário do Nordeste
Cariri: Gestores buscam implantar planos de saneamento     14/12/2012

A falta de rede de esgotos, drenagens das águas pluviais, destinação correta dos resíduos sólidos e a distribuição de água ainda é uma realidade para a maioria dos municípios cearenses. Atualmente, das 184 cidades, apenas Limoeiro do Norte (onde está funcionando o mais moderno laboratório de análise da qualidade das águas), Morada Nova, Quixelô, Iguatu e Cariús contam com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) prontos. Em outras dez localidades, as propostas estão em fase de conclusão.

Nos últimos anos, o Estado avançou no quesito e hoje já se configura entre os mais adiantados na construção dos planos. Entretanto, o Ceará ainda está distante de atingir a meta imposta pela Lei Federal número 11.445, que trata das diretrizes nacionais para o setor. Até 2014, todos os municípios do País deverão estar de acordo com a universalização sanitária.

Para definir e integrar as ações e as necessidades na área de saneamento básico na Região Metropolitana do Cariri, a Secretaria das Cidades, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e membros do Consórcio DGH e dos Grupos Executivos Municipais de Saneamento estão realizando, desde 2011, fóruns, plenárias, seminários, capacitações e conferências que possam viabilizar a conclusão dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

A meta é que, até o prazo máximo imposto pela Lei, cada uma das cidades tenham seus planejamentos prontos para serem executados. Ontem, a equipe esteve no Crato, onde foi feita uma análise do cenário atual. Nas vertentes água, esgotamento sanitário, drenagem e coleta de lixo foram diagnosticadas e mapeadas algumas demandas que caracterizam a atual situação das condições sanitárias.

Diretrizes

Com o intuito de incentivar a construção do PMSB no Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri, Caririaçu, Missão Velha e Jardim, a Secretaria das Cidades e a Funasa formularam diretrizes que atendam ao interesse das comunidades, com soluções coletivas. Neste sentido, o órgão estadual vem dando sua contribuição por meio do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e que está implantando ações de construção dos equipamentos que viabilizam a melhoria da urbanização e infraestrutura das sedes e regiões.

Propostas

Uma das propostas é a instalação do Aterro Consorciado do Cariri, previsto para ser implantado em Caririaçu. O equipamento é projetado com capacidade para receber os resíduos sólidos de nove municípios, pelos próximos 20 anos. O custo total da ação é de R$14 milhões. A expectativa é que seja concluído até dezembro de 2014.

Atualmente, o entulho produzido no Cariri é levado para lixões a céu aberto. O destino final dos resíduos sólidos é um dos principais problemas indicados pelos diagnósticos das condições sanitárias da região, elaborado pelo Consórcio DGH e pelo Núcleo de Mobilização Social.

O Crato é o único dos dez municípios que ainda não dispõe de convênios para a execução de projetos de saneamento. A cobertura atual da rede de esgoto é de apenas 28%. Mas não há ligações entre os domicílios e a rede. Também não existe estação de tratamento. Já com área de distribuição de água tratada nas casas da sede, o total é de 95%. No entanto, a capacidade de drenagem é somente 2%. Só a coleta de resíduos sólidos é superior a 90%.

De acordo com o técnico do Núcleo Inter-gestor de Cooperação Técnica da Funasa, Paulo Bismark, é necessário que os gestores públicos estejam empenhados na elaboração do PMSB. "O maior problema é a falta de interesse dos prefeitos. A Funasa precisa de projetos bem elaborados para que possa financiar as ações. Se não houver uma atenção maior com os Planos de Saneamento, a população poderá ser prejudicada", afirma.

Investimento

Ao todo, a Funasa, que é o órgão financiador do PMSB de cada localidade, está investindo cerca de R$ 3 milhões, apenas na elaboração das propostas, que são projetadas para atender às necessidades locais durante os próximos 30 anos. Elas poderão ser revistas anualmente e atualizadas a cada quatro anos.

Segundo o coordenador do PMSB, Abelardo Guilherme Neto, o Ceará é carente de recursos. Por isso, os trabalhos para a universalização sanitária devem ser feitos por meio de parcerias entre os órgãos. Ele afirma ainda que os problemas são similares entre muitos municípios. "A gente sabe que essas obras necessitam de bastante recurso. As medidas, muitas vezes, não são atrativas porque cobram tarifas. Mas, o Estado está caminhado a passos largos tentando universalizar o setor. A gente espera que os gestores encaminhem os planos às Câmaras de Vereadores o mais rápido possível para que tenham a obrigação de executá-los", conta.

Mais Informações:

Secretaria das Cidades do Ceará
Avenida Barão de Studart,505
Bairro Meireles
Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3466.4000

Fonte: Diário do Nordeste
Juazeiro do Norte-CE: Jibóia de 1,5 metro é encontrada no centro da cidade
 14/12/2012

Quem trafegava pelo centro de Juazeiro do Norte, na tarde desta sexta-feira (14), se deparou com uma cena inusitada e assustadora. Uma cobra da espécie Jibóia, de aproximadamente um metro e meio foi encontrada na Rua São Pedro.O comerciante, Antonio Carlos, conhecido como Antonio do Bingo, foi quem teve a coragem de imobilizar o réptil enquanto a Companhia de Proteção ao Meio Ambiente – CPMA, chegasse ao local.

De acordo com o Soldado Silas, o desmatamento é um dos motivos que contribuem para a saída desses animais peçonhentos de seu habitat natural. Segundo ele, “sempre que a cobra, ou qualquer outro tipo de animal, não encontra seu devido alimento, ela sai em busca da caça e acaba invadindo o nosso território”. 

A cobra foi levada para o Sítio Fundão, Crato, onde será solta. Membros da companhia, alertam que nesse tipo de ocorrência, a população deve isolar a área, acioná-los (ou até mesmo o Corpo de Bombeiros) e nunca maltratar o animal, ainda que ele seja uma cobra venenosa.
 
Juazeiro do Norte-CE: Número de motos apreendidas é sete vezes maior em relação aos carros
 14/12/2012

O número de motos apreendidas em Juazeiro do Norte no 2º semestre deste ano supera em mais de sete vezes as apreensões a automóveis.

Segundo levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, a pedido do Site Miséria, já foram apreendidos 1907 veículos (nos últimos seis meses), destes, 1677 sendo motocicletas/motonetas, um aumento de 12,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, que teve 1693 apreensões.  

De acordo o Diretor Geral do Demutran, Emmanuel Pedreira, o aumento das apreensões deve-se ao crescimento da frota de veículos que evoluiu de 72.088 em Dezembro de 2011 para 79.015 no mesmo período deste ano. O que representa 6.927 novos veículos (9,6% a mais) registrados em Juazeiro do Norte, de acordo com dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. 

Em média, mais de 10 motos são apreendidas todos os dias na cidade de Juazeiro do Norte. Quando questionado sobre as infrações mais comuns que contribuem para o recolhimento destes veículos, Emmanuel citou a falta de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), não licenciamento, falta de equipamentos obrigatórios de segurança, lacres violados, e veículos estacionados em locais proibidos. 

Os meses com festividades locais como, por exemplo, as Romarias e o Juaforró (Junho), além da estação das férias (Julho/Dezembro) são os períodos que apresentam maiores indicies, onde a média diária de motos apreendidas pode chegar a 15.

Para o Capitão Adailton da Silva, comandante do 5 BPCOM (Batalhão de Policiamento Comunitário), uma das justificativas para a disparidade do número de motos apreendidas em relação aos carros, é a grande quantidade de crimes praticados com esse tipo de veículo, por propiciar uma maior agilidade na fuga, além das artimanhas de poder “furar” o trânsito e entrar em becos e vielas estreitas. 

“Juazeiro do Norte possui uma malha viária peculiar, onde as vias são estreitas e existem diversas vielas que cortam as ruas principais da cidade. Essa geografia facilita o uso das motos nas práticas de crimes, principalmente em horários de pico [meio dia e 18 horas], em que as motos conseguem penetrar diante do congestionamento dos carros, feito esse, que nossas viaturas não são capazes. Portanto, as blitz, que em sua grande maioria são realizadas com o apoio da Polícia Militar possuem caráter fundamental no que diz respeito à segurança pública, pois tiramos de circulação as motos irregulares, com placas clonadas e lacres rompidos, que são as mais utilizadas pelo crime”, explicou. 

Pátios lotados  

Com o alto índice de apreensões, o pátio do Demutran (local onde são encaminhados os veículos irregulares) está perto de atingir sua capacidade máxima, porém, Pedreira revela que cerca de 80% dos donos procuram o órgão para fazer a retirada do bem. 

A agilidade do resgate varia de acordo com o usufruto de cada condutor. Aqueles que se utilizam do veículo para trabalharem, acabam quitando as dívidas em poucos dias. “A grande maioria acaba indo buscar. Somente nos casos que o valor da multa é muito alto e, além do montante, o veículo ainda têm pendências judiciais ou estão em ações de partilhas de bens, é que o resgate  torna-se demorado, por vezes, abandonado”, explicou Emmanuel. 

O Código Brasileiro de Trânsito – CTB, estabelece que o veículo deva ser levado a leilão após transcorrer o prazo de 90 dias da sua apreensão. 

Operação Fim de Ano

De acordo com o Secretário, as blitz são realizadas em média quatro vezes por mês, porém, um esquema especial está sendo preparado para o Natal e Réveillon. 

“Intensificaremos a fiscalização neste período. As blitz serão feitas com maior freqüência, para que possamos coibir os condutores que estejam trafegando de forma ilegal. Desta forma, daremos uma maior segurança àqueles que irão utilizar as vias públicas”, finalizou.


Pretendidos pelo Crato, Junior Alves e Junior Cearense treinam no Guarany            13/12/2012 
A diretoria do Crato tentou a contratação do zagueiro Junior Alves e do volante Junior Cearense. Contudo, a diretoria do Cacique do Vale não liberou os dois atletas, que já treinam com os demais jogadores do elenco rubro-negro.

De acordo com o diretor Eduardo Junior, os dois atletas tinham também o interesse em atuar pelo Azulão do Cariri, mas as negociações não vingaram. 


“Quando trouxemos o Júnior Alves já fizemos um contrato mais longo porque pensamos em continuar com ele no estadual”, afirmou Luizinho Torquato, presidente da equipe de Sobral.

A diretoria segue em busca de outros nomes, inclusive para o ataque após a saída de Careca, uma das maiores esperanças de gols da equipe cratense. até aqui, sete jogadores foram dispensados para "enxugar" o elenco, que conta hoje com 30 jogadores.
Cariri: Projeto Prevenir expande atividades
13/12/2012

O Projeto Prevenir, que vem sendo realizado no Ceará desde março deste ano, está expandindo suas atividades. Agora, em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede-19), irá contemplar as escolas da rede estadual de ensino. Na região do Cariri, a ação passará pelas cidades de Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim, Granjeiro e Farias Brito. Até o dia 21 deste mês, a expectativa é que mais de cinco mil jovens recebam orientações sobre os riscos provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

Por meio de palestras preventivas, o projeto que tem como tema: "Drogas, o Legal é Prevenir" e visa sensibilizar jovens com faixa etária de 13 a 17 anos, sobre como evitar o consumo de drogas e formar e capacitar novos agentes que disseminem as informações relacionadas ao assunto. A iniciativa é da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica. Até agora, já são 17 municípios contemplados, 135 escolas que receberam a ação e cerca de 40 mil jovens cearenses que romperam a obscuridade com relação às substâncias químicas.

Livros

Para os participantes, além das conversas com os técnicos, são distribuídos livros didáticos que abordam a temática. Dados do Programa Ronda do Quarteirão dão conta que, apenas neste ano, em Juazeiro do Norte, aproximadamente 119 jovens tiveram mortes violentas, relacionadas ao envolvimento com drogas. De acordo com a técnica da Crede, Stela Dalva, todos os problemas da sociedade refletem na educação. "A escola não tem apenas a função de instruir, mas, também, a de formar os jovens para serem cidadãos participativos e conscientes da contribuição para um mundo melhor", avalia. A parceria com a Crede possibilitou o mapeamento das instituições de ensino. Segundo o coordenador, a média de idade para o início do uso de álcool e drogas, geralmente, é a partir dos 15 anos. "Queremos que esses jovens sejam militantes e levantem a bandeira em favor da vida. É preciso que eles saibam dizer não a toda cultura de morte", afirma.

A ação é fruto de um trabalho de três anos, desenvolvido juntamente com a Superintendência das Escolas de Fortaleza.

No Cariri, durante o último mês de setembro, o Projeto Prevenir passou pelas escolas municipais das cidades de Crato, Caririaçu, Juazeiro e Barbalha. No momento, a Pastoral da Sobriedade está construindo o calendário de funcionamento do projeto para o ano de 2013.

Fonte: Diário do Nordeste
Pequi e Coco Babaçu: Extrativismo ganha força no Cariri
13/12/2012

A cadeia produtiva do pequi e do coco babaçu, na região sul do Estado, deverá passar por um processo de organização e fortalecimento. A promoção do arranjo produtivo desses produtos, contando com os povos e comunidades, está sendo debatida com órgãos ambientais e a própria população. São mais de 1000 famílias que sobrevivem atualmente com a extração desses produtos.

A meta é poder oferecer melhores condições de processamento e aproveitamento. Municípios como Barbalha, Jardim, Santana do Cariri, Missão Velha, Crato, dentre outras cidades onde há a produção, estarão envolvidos. O projeto de um ano, desenvolvido por meio da Fundação Araripe, em parceria com órgãos federais e Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud), tem a finalidade de diagnosticar a cadeia e compreender os entraves que existem e quem está atuando nesse processo, o quanto se produz e deixa de aproveitar.

Para o coordenador do projeto "Produção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi", Cristiano Cardoso, a ideia é fazer todos os levantamentos possíveis, identificar onde estão os extrativistas e ver o que produzem.

A pretensão, a partir desses procedimentos, é montar um núcleo de animação envolvendo instituições para, ao fim da realização do projeto, o plano de ação ter continuidade.

Planejamento

Também será realizado um planejamento estratégico com um plano de ação para a cadeia, além de capacitações dos produtores. Segundo o coordenador, a meta é melhorar a gestão do empreendimento, como forma de possibilitar o acesso às políticas públicas e capacitar desse modo para o processo de boas práticas de produção.

Ele afirma que o número mais exato em relação ao número de produtores, se refere ao levantamento que foi realizado por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, de extrativistas de babaçu, que são cerca de 200, com informações completas. Mas, do ponto de vista regional, há pelo menos 1000 pessoas que sobrevivem da extração do coco e do pequi.

A noção de quantidade de produtores, conforme o coordenador do projeto, é bem maior do que existe, quando se trata de termos regionais.

Cristiano Cardoso também destaca produtos como o leite de janaguba, fava danta, dentre outros. Nesse universo, o número de extrativistas se amplia bem mais. "O certo é que nossas estatísticas oficiais não conseguem dar a real dimensão da importância, tanto social, quanto econômica, do extrativismo para a região", constata.

O projeto que começa a ser desenvolvido na região, segundo o coordenador, faz parte de um acordo de subvenção do Pnud, incluindo também os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, com execução da Fundação Araripe. O trabalho será desenvolvido com parcerias como a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Cristiano destaca a importância dessa atividade mais próxima da comunidade e as pessoas se reconheceram como extrativistas. "Os produtores ainda não se identificam nessa região como tal, como acontece com os catadores de castanha-do-pará e a com a borracha", diz ele.

Para o coordenador, esse é um dos primeiros passos, que considera de grande relevância. "Ele deve ter na sua declaração de aptidão, junto ao Pronaf, a identificação não apenas de pequeno produtor, mas de extrativista", ressalta.

Na sua opinião, essa é uma forma de resgate da identidade e uma compreensão como produtor nessa categoria de trabalho. Segundo Cristiano, o extrativismo vegetal se torna importante por manter a floresta em pé. As vantagens das boas práticas de produção vão desde a conservação das sementes à própria conservação das espécies, de uma forma racionalmente adequada.

Apresentação

Na última segunda-feira, foi realizada a apresentação do projeto, na sede da Fundação Araripe, no Crato, junto a algumas instituições da região, a exemplo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias de meio ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), organizações não governamentais, Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA - Araripe), Sindicatos de Trabalhadores Rurais, representantes de associações e da própria comunidade. Também foram determinadas as instituições e grupos que serão convidados para a primeira oficina de planejamento da cadeia. A ideia é que isso ocorra ainda este mês.

Cristiano Cardoso destaca a importância econômica para a região desses produtos, principalmente no período de safra, promovendo o aquecimento da economia local, estendendo-se a toda a rede produtiva. "Em torno de 15% a 20% no campo da agricultura podem ser estimulados por esses produtos", estima o coordenador do projeto.

Organização

1000 famílias, em média, sobrevivem do extrativismo do babaçu e do pequi na região do Cariri. Este número deverá de ampliar

Mais informações:

Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe
Rua Leandro Bezerra, 338
Centro - Crato - CE
Telefone: (88) 3523.1605

Fonte: Diário do Nordeste


Morador do Crato tem carro do ´Rei do Baião´          12/12/2012 


Na semana em que o Brasil comemora os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, um amigo do músico luta para que o Museu do Gonzagão, construído na cidade de Exu, ganhe mais uma peça: um carro que pertenceu ao "Rei do Baião". A Veraneio modelo 1976, usada para levar o artista para apresentações por todo o País, ainda circula pelas ruas do Crato.

Hoje, sob a posse do publicitário Francisco Luzimar Soares de Sousa, de 72 anos, que nos anos 70 prestou serviços de locução ao Mestre Lua, o veículo está em excelente estado de conservação e chama a atenção, principalmente das pessoas que conheceram o seu primeiro dono. Recentemente, comoforma de conservar a beleza do automóvel, foram restauradas partes mecânica e a pintura, que voltou à cor original, o verde ouro.

Em 1985, Luzimar comprou a veraneio. Na época, ele pretendia manter um sistema de som destinado às atividades de publicidade volante, que era sua principal fonte de geração de renda. Há 27 anos, o carro circula em todo o Cariri anunciando eventos tradicionais, como as vaquejadas que eram realizadas por Luiz Gonzaga. Hoje, o atual proprietário acredita que o melhor lugar para a permanência do veículo é o Museu do Gonzagão.

Valorização
Lá, o carro poderá ser contemplado por fãs de todo o mundo e será valorizado como ícone da cultura nordestina. Entretanto, o publicitário conta que não pode doar o carro, que é seu único instrumento de trabalho, devido a não dispor de recursos para adquirir outro. Ele pretende buscar parcerias com órgão do poder público, tanto do Estado do Ceará como de Pernambuco, para que possa torná-lo uma peça museológica. "Não quero explorar a memória de Gonzaga, que foi um grande amigo. O meu interesse é que este carro seja reconhecido como propriedade dele e volte para o lugar de onde veio. Esse é um objeto pelo qual tenho muito zelo. Minha felicidade vai ser quando um dia ele for doado ao Museu", revela.

O veículo ficou conhecido em todo o Brasil por ter sido utilizada nas viagens do Gonzagão e sua equipe para a realização dos shows. A veraneio foi emplacada pela primeira vez no Crato. O músico adquiriu o carro na concessionária Sodal, que tinha à frente da administração o popular comerciante Gilberto Mendonça. O endereço do documento do bem foi a Rua José Carvalho, número 437, a antiga residência do amigo íntimo de Gonzaga, o senhor Manoelito Parente, retratado em uma das músicas mais conhecidas do artista, "Eu vou pro Crato".

Antigos proprietários

Com o crescimento profissional e ao ganhar fama nacional, o Rei do Baião, após utilizar o automóvel por dois anos, o repassou para o médico cratense Tarcísio Pinheiro Teles. Posteriormente, foi vendido ao farmacêutico Laércio Vasconcelos. O dono atual conta que precisou persuadir o colega para que este vendesse a veraneio. Ele diz que não teve problemas com mecânica. Para a manutenção, faz apenas pequenos reparos.

Em maio de 1989, durante a última chegada de Luiz Gonzaga ainda em vida à região do Cariri, a veraneio foi levada até o aeroporto para buscá-lo. Na ocasião, Francisco Luzimar, acompanhado do repórter Antônio Vicelmo e de seu filho Paulo Ernesto, do radialista Fran Pereira e de José Taveira, proprietário da casa de shows Gaibú Avenida - onde o Gonzaga fez apresentações -, fez uma homenagem ao artista. O grupo de amigos tocou, no som do carro, a música "Xote ecológico". Ao descer do avião, já de cadeira de rodas e ao reconhecer sua antiga propriedade, o Rei do Baião emocionou-se. Como forma de certificar e comprovar que a Veraneio realmente pertenceu a Luiz Gonzaga, Luzimar, por intermédio dos comerciantes Geraldo Pinheiro e Ageu Saraiva, buscou informações sobre os primeiros registros do automóvel. Solicitou ao Detran a certidão legal do documento, e hoje, com a papelada em mãos planeja expor o bem durante a festa de comemoração do centenário do cantor. O evento será de 13 a 16 de dezembro, em Exu Pernambuco.

Fonte: Diário do Nordeste 
Cariri Garden Shopping funciona em novo horário até o natal        
 12/12/2012

Como forma de oferecer maior comodidade aos seus clientes, o Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, está funcionando em horário especial de Natal. Todos os dias a abertura está sendo antecipada em uma hora, portanto, aberto às 9 horas, com fechamento às 22 horas. No dia 24, véspera de Natal, terá abertura também às 9 horas, mas antecipando o encerramento das atividades para 18 horas.  Já no dia 25, somente a praça de alimentação ficará aberta, no horário de 11 às 23 horas. E no dia 31 de dezembro, o shopping funciona de 10 às 18h.  No dia 1º, o shopping será fechado, em virtude do feriado nacional.

SERVIÇOCariri Garden Shopping funciona em novo horário até o natalTodos os dias das 9 horas às 22 horas
Dia 24/12 – Das 9 horas às 18 horas
Dia 25/12 – Das 11 horas às 23 horas (Somente Praça de Alimentação)
Dia 31/12 – Das 10 horas às 18 horas

Cariri Garden ShoppingAdministração: Tenco Shopping Centers
Av. Padre Cícero, 2.555 -  Juazeiro do Norte – Ceará
www.caririshopping.com.br@caririshopping
www.facebook.com/caririshoppingoficial


Prefeito eleito do Crato pede apoio aos vereadores eleitos em almoço          11/12/2012 


O prefeito eleito do Crato, Ronaldo Matos (PMDB), reuniu 18 dos 19 vereadores eleitos do Crato, além de lideranças políticas, nesse domingo (09), no Hotel Encosta da Serra, para pedir o apoio dos futuros parlamentares ao seu projeto de governo.

Durante a reunião foi discutida a composição da base aliada do novo prefeito. Ronaldo ressaltou os desafios da sua administração para “colocar o Crato de volta no caminho do desenvolvimento” e a importância da parceria entre os dois poderes.

O prefeito eleito fez ainda um relato das articulações para novos projetos em que já está trabalhando. Entre esses projetos foram mencionados a encosta do Seminário, já esta em fase de licitação, e o programa “Minha Casa, Minha Vida,” onde 2.600 casas devem ser iniciadas no começo de 2013.

O vice-prefeito eleito, Raimundo Bezerra Filho (PPS), sempre presente a todos os momentos do novo governo, ressaltou a importância do espírito público, já que, segundo analisou, o reflexo das urnas, mostra o desejo de mudança e a esperança no novo governo. “Só com seriedade, trabalho e sintonia com a Câmara de Vereadores poderemos avançar,” disse.

Após as explanações de Ronaldo e Raimundo Filho, os vereadores em sua grande maioria se manifestaram pelo apoio ao projeto, assumindo compromisso com a futura administração.

Uma leitura do novo quadro

É importante destacar a ausência do vereador eleito do PT, Amadeu de Freitas. E depois a declaração de apoio da grande maioria dos presentes. O PT mostra realmente que vai para a oposição, mesmo correndo o risco de ficar sozinho. E a declaração de apoio da maioria mostra que, nem Sineval Roque, nem Samuel Araripe, terão influencia sobre as decisões da casa. A final, eles ajudaram a eleger parte desta Câmara que estava no almoço de Ronaldo.

Difícil é entender a mágica que Ronaldo usou; primeiro, para conseguir reunir quase todos os vereadores eleitos e depois convencê-los da viabilidade de seu projeto. Não que esteja desmerecendo o projeto, longe disse. Mas, o normal é que haja mais negociação; mais tencionamentos; ou seja, mais idas e vindas. E pelo visto, a coisa já saiu do almoço bem definida.

Essa conduta dos vereadores pode ser explicada de dois ângulos. Primeiro, eles entendem que o momento do Crato merece uma união maior em torno de um projeto para que o município dê o salto tão esperado rumo ao desenvolvimento. Segundo, é a velha máxima da política do pragmatismo e todo mundo já está bem acomodado. Qual das duas é a verdadeira? Só o futuro nos dirá!

Agora é inegável que o Crato, pelo menos nas articulações, está um passo a frente dos outros municípios do Cariri. Fazia tempo que não víamos isso.

Juazeiro do Norte-CE: Agenda cultural comemora os 100 anos do Rei do Baião              11/12/2012


A ligação do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com o Cariri se evidencia pelas homenagens realizadas nos últimos meses voltadas para o cantor. Ele levou, nas suas canções, fortes traços da cultura caririense. Cidades da região são lembradas em suas músicas, e nomes como o do Padre Cícero ecoaram na sua voz, emocionando romeiros de todo o Nordeste.

Nos próximos dois dias, 12 e 13, debates, seminário, exposição, colóquio, apresentações artísticas, fechando com a Orquestra Eleazar de Carvalho, serão realizados nas cidades de Crato e Exu (PE), para dar ênfase às homenagens dos 100 anos do cantor pernambucano no Cariri.

Na próximo quinta-feira, data de aniversário do cantor, serão iniciadas as comemorações alusivas ao seu centenário. Uma exposição permanente, "(En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião (Crato)", iniciada em julho deste ano, na ExpoCrato, será finalizada.

O projeto, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, teve como principal objetivo a promoção do debate acadêmico, além de estimular o estudo e a pesquisa sobre a obra do cantor. Segundo a reitora da Urca, Otonite Cortez, o evento entra nas comemorações nacionais de homenagem a Luiz Gonzaga. A orquestra trará um repertório para o Cariri com as músicas do cantor Luiz Gonzaga. Segundo a pró-reitora, Sandra Nancy, a importância do evento ocorre por levar os acadêmicos a se interessarem pelo estudo sobre a vida e obra do artista. Isto pode se dar em várias perspectivas das áreas do conhecimento. "Dar lume à obra e ao homem, como objeto de estudo", afirma.

Ela acrescenta que, no âmbito artístico, a finalidade é dar visibilidade à riqueza contida no seu trabalho. O documentarista e jornalista, Huberto Cabral, destaca a grande influência de Luiz Gonzaga com o Cariri, desde a sua infância, quando frequentou a feira do Crato, com o seu pai, José Gonzaga.

Em 1946, quando ele voltou ao solo cratense, depois de servir o Exército, em Fortaleza, realizou seu primeiro show no Ceará, no Cine Cassino, em 10 de julho. No mesmo ano, ajudou na campanha de construção da Igreja de São Francisco, na cidade, e também do Hospital São Francisco. Luiz Gonzaga frequentou por muitos anos a exposição do Crato, onde foram iniciadas as homenagens da universidade, com a exposição sobre os 100 anos e várias apresentações e grupos da região e da cidade de Exu, que preservam o legado do Rei do Baião. "Ele foi o maior divulgador da festa agropecuária", diz Cabral.

No local, estão afixados bustos em homenagem ao cantor. O jornalista lembra que, pela primeira e última vez, foram colocados, no palco da ExpoCrato, Luiz Gonzaga, Padre Antônio Vieira, José Clementino e Patativa do Assaré. "Estes foram os quatro grandes heróis defensores do jumento", ressalta.

ProgramaçãoA programação dividida entre a cidade de Exu e o Cariri contará com palestras, mesas-redondas e apresentações artísticas, por meio da parceria da universidade com a Secretaria de Cultura do Estado e o município de Exu. De acordo com a pró-reitora, será a oportunidade de fechar o "Treze Temático", iniciado em julho. Também serão realizados lançamentos de publicações sobre a vida e obra do cantor, além de roda de conversa e um colóquio, com a presença de estudiosos. A apresentação da orquestra acontecerá no auditório da Rádio Educadora, no Crato, onde se realiza a mesa-redonda com vários estudiosos, além dos lançamentos. Uma missa em ação de graças ao artista, será celebrada na Catedral, com doações de alimentos para as vítimas da estiagem.

Um dos lançamentos de publicações contará com a presença de uma das maiores estudiosas da obra gonzaguiana no Brasil, a professora PhD, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Elba Braga Ramalho, no dia 13, às 10 horas, no Crato. A docente lançará o livro "Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão". O professor Jonas Rodrigues, da FAP/Seduc-PI, fará o lançamento do livro "Sons do sertão: Luiz Gonzaga, Música e Identidade".

O colóquio será realizado no Ginásio Poliesportivo, em Exu, no dia 12, e contará com a presença do sobrinho do Rei do Baião, Joquinha Gonzaga, em roda de conversa com o tema "Luiz Gonzaga que eu conheci" (Exu), ainda com as presenças de João Gonzaga e Os Francos, e mediação da professora da Urca, Sergiana Tavares. À tarde, haverá lançamento de livros e apresentações culturais.

Durante este evento, três espaços de arte estarão sendo visitados, todos tendo como mote a obra de Gonzagão: a Mostra "Olhando o olhar" (Exu); a exposição (En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião (Crato); e a exposição de Alegorias da Unidos da Tijuca, em homenagem a Luiz Gonzaga (Crato). Ainda no âmbito da arte, no dia 12, às 10h30, haverá a premiação do concurso "Mapas das Terras de Luiz Gonzaga", na cidade do Crato.

FIQUE POR DENTRO
Artista divulgou ritmo e cultura do Nordeste
O cantor Luiz Gonzaga entrou para a história da música brasileira como um dos maiores divulgadores da cultura nordestina. O lugar de seu nascimento foi o sopé da Serra do Araripe, que inspiraria uma de suas primeiras composições denominada "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Nascido em Pernambuco, tinha uma forte ligação com o Ceará, principalmente com o Cariri. Tanto que fez várias músicas com referência ao Padre Cícero, além das tradicionais festas de Santo Antônio, em Barbalha, e ExpoCrato, dentre outros importantes atributos relacionados à cultura regional. Ainda criança, frequentava a feira tradicional cratense, com o seu pai, José Gonzaga, mais conhecido como "Januário". Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O primeiro show no Estado cearense aconteceu no Cine Cassino, no ano de 1946. O cantor foi uma das mais importantes personalidades da música, cantando acompanhado de sua sanfona, um zabumba e um triângulo, dando origem ao baião, além do xote e do xaxado, ritmos musicais que ainda hoje animam as festas juninas na região Nordeste.

Mais informações:
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca) - Campus do Pimenta
Crato - CE
Telefone: (88) 3102. 1200

Fonte: Diário do Nordeste



Guarani contrata jogador estrangeiro para o meio-campo                 10/12/2012 
Reportagem:Robson Roque
A diretoria do Guarani faz mistério e acredita em grande repercussão quanto a contratação de um meia-canhoto. De acordo com o diretor de futebol do Leão do Mercado, o contrato já está firmado e ele será anunciado nesta terça-feira (11), quando todo o elenco será apresentado de forma oficial. O clube espera divulgar também acerto com o zagueiro Ronaldo Angelim, que ficou de responder à proposta do clube nesta segunda-feira (10).

A única pista deixada pelo dirigente é de que o jogador não é brasileiro. "É um jogador que acreditamos que vai surtir uma grande repercussão na mídia. Trata-se de um meia-canhoto que em no máximo dez dias estará desembarcando em Juazeiro do Norte", explicou Luciano Basílio.

Além deste jogador, o time leonino esforça-se para contar em seu elenco com o zagueiro Ronaldo Angelim e com o atacante Niel. O atacante teria cerca de 80% de acerto com o Guarani.

"Nós vamos tentar conversar com ele até a noite para quem sabe, amanhã nós possamos apresentá-lo de forma oficial. Mas nós estamos deixando ele bastante a vontade. Sabemos que tem muito clubes interessados no Ronaldo. Só que nós temos a palavra dele de que algum clube não pagasse um valor ´x´ a ele, ele vista a nossa camisa", finalizou o dirigente.
Ronaldo Angelim responderá proposta do Guarani nesta segunda-feira                   10/12/2012  

Reportagem:Robson Roque
O dia 10 de dezembro, tão aguardado pela diretoria e torcedores do Guarani, chegou. O zagueiro Ronaldo Angelim, ex-Flamengo, ficou de neste dia responder à proposta da equipe juazeirense a cerca de sua contratação.

Em conversa informal com alguns membros da imprensa e torcedores presentes em treino no estádio Romeirão, o presidente do Guarani acredita ser difícil a contratação do defensor. Segundo o dirigente, o valor de mercado do jogador está fora da realidade financeira do clube, que mesmo assim tenta viabilizar o projeto de contar com ele no elenco.

A proposta do Guarani é pagar o atleta em cerca de até R$ 15 mil. O restante do seu salário seria rateado entre três empresários torcedores leoninos, além do recebimento dos lucros de vendas de de camisas número 4. Angelim pedira um tempo à diretoria para avaliar outras propostas. Procurado pela reportagem do Site Miséria no meio de semana, ele preferiu nãocomentar o assunto, deixando ainda o clima de suspense.




Campanha internacional de enfrentamento à violência contra as mulheres chega ao Cariri                05/12/2012

A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” chega ao Cariri, neste fim de semana. No próximo sábado, 8, às 19 horas, o movimento acontecerá em Crato, no Centro Cultural do Araripe – Largo da Rffsa, Centro. No dia seguinte, domingo, às 18 horas, será a vez de Juazeiro do Norte sediar o evento, que terá lugar no Instituto Federal de Educação do Ceará – Ifce Juazeiro, próximo ao Verdes Vales Hotel. A programação inclui palestra com a Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres – CEPAM, do Gabinete do Governador, defensora pública Mônica Barroso, que faz um diagnóstico da violência doméstica no Ceará e fala das políticas públicas que o Estado vem criando para enfrentar o problema. Em seguida, haverá show do cantor, compositor e arte educador Tião Simpatia, autor do cordel e da música alusiva à Lei Maria da Penha e ainda do DVD intitulado Mulher de Lei. A campanha é promovida pela CEPAM com a realização a cargo do Instituto Maria da Penha – IMP.

Saiba mais: A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” foi criada em 1991, nos Estados Unidos, e, atualmente, acontece em 159 países, no período de 25 de novembro (Dia Internacional da não violência contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra as mulheres e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. A programação é vasta e intensa, englobando palestras, debates, seminários, vigílias, rodas de conversas, atividades artísticas e culturais, dentre outras ações.

A palestrante Mônica Barroso é bastante conhecida nos movimentos sociais, de modo especial entre aqueles que atuam na defesa da mulher cearense. Desde o início do trabalho como Defensora Pública, sua atuação é voltada para a mulher. De lá para cá, já se passaram três décadas, e, a cada dia, a presença dela nessa luta é mais ativa e imprescindível na busca por justiça e por uma Cultura de Paz no Ceará.

O músico Tião Simpatia é parceiro incondicional dos engajados nesta luta. E, através do cordel e da música alusivos à Lei Maria da Penha, bem como do DVD Mulher de Lei, contribui para o enfrentamento à violência contra as mulheres. As faixas do DVD são direcionadas aos temas do universo feminino e algumas com foco exclusivo ao campo de luta de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima da violência doméstica e familiar, e sua trajetória até a implementação da Lei Federal 11.340/2006, que tenta coibir esse tipo de violência e que leva o seu nome.

O DVD integra o projeto Tião Simpatia no show Mulher de Lei, que está em consonância com a Campanha Global ÚNETE – do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moo “para por um fim à violência contra as mulheres”. Tião é artista representante da campanha no Brasil. O projeto, em forma de show, foi apresentado em março de 2012, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em 5 municípios cearenses: Fortaleza, Sobral, Redenção, Tauá e Barbalha. Agora, chega a Pacatuba, Quixadá e Caucaia. No Cariri, em Crato e Juazeiro.
Crato-CE: Berro Cariri mobiliza pecuaristas da região   05/12/2012
Começa hoje a IX edição do Berro Cariri. O evento é realizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-região do Cariri, em parceria com a Associação dos Criadores do Crato, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sesc Mesa Brasil. Os organizadores estimam movimentar R$ 3 milhões em negócios, com a venda de animais e máquinas agrícolas. Criadores já se inscreveram para participar da exposição, que neste ano terá uma quantidade menor de bovinos, caprinos e ovinos, devido aos reflexos da estiagem que provocaram perdas para os pecuaristas.

Para auxiliar os produtores e criadores, na próxima sexta-feira, estarão sendo liberados financiamentos de créditos através de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Banco do Nordeste (BNB). A linha é a do Pronaf Emergencial, que é especial para socorrer agropecuaristas que estão atravessando períodos de seca severa.

O repasse pode chegar a R$ 12 mil, sendo possível a utilização de 35% do valor para o custeio de ração, milho, vacinas e medicamentos para os animais. O programa pode financiar atividades de irrigação, plantio de pastagens, perfuração de poços e instalação de cercas. O valor total das liberações ainda não foi calculado. Porém, a estimativa é atender 50 beneficiários. Os agricultores que elaboraram projetos de montagem de estruturas em suas propriedades e de convivência com o semiárido ainda serão convocados a comparecer ao stand da Ematerce.

O Berro Cariri tem como proposta o melhoramento da genética dos animais, através da venda de reprodutores e matrizes, a troca de conhecimentos técnicos entre os criadores e o aprimoramento do rebanho regional, além do conhecimento de novas tecnologias de manejo e reprodução. Este ano, pecuaristas da região dos Inhamuns irão trazer demonstrações de manejo para a sanidade dos animais e para a preservação de algumas raças nativas como a do ovino Morada Nova.

De acordo com o presidente do grupo gestor da Expocrato, Francisco Moura Leitão, a feira já é uma referência para os que buscam qualidade dos rebanhos. "Essa é uma oportunidade de fechar bons negócios, inclusive na apresentação de animais com pedigree de ótima qualidade, como o ovino dorper, o caprino anglo nubiano e a cabra de leite saanen", revela.

O evento, que acontecerá até o próximo sábado, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, também agrega valores aos produtos, gera emprego e renda para as famílias e proporciona oportunidades de bons negócios. No local, haverá demonstrações sobre silagem, fenação, palma forrageira, sistemas de mandalas, cultivo protegido e hortas verticais com a reutilização de garrafas pet, direcionada para quem cultiva em pequenos espaços.

Como alternativa de suporte forrageiro para a alimentação do gado, serão oferecidas algumas orientações sobre o cultivo de mandioca e uso das raspas do produto como pastagem.

Fim das desigualdades

Diante da dimensão econômica significativa da agropecuária regional, o evento viabiliza a inclusão social e contribui para a eliminação das desigualdades. Segundo a gerente regional da Ematerce, Elcileide Mendonça, o Berro Cariri mostra que a agropecuária da região é sustentável. "O Estado comprova que, mesmo atravessando um período de estiagem, os nossos criadores conseguem manter, de forma sustentável, a atividade e ainda gerar renda", afirma.

Como em todas as demais edições, no Berro Cariri deste ano estará funcionando a Casa de Farinha, onde o público poderá encontrar as tradicionais tapiocas e beijus, nos sabores de coco e amendoim produzidas pela Associação Comunitária Padre Frederico, que é integrada ao assentamento de crédito fundiário, orientado e assistido pela Ematerce. Já no engenho de rapadura, que tem como administradora das atividades a Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Sítio Coité, em Barbalha, serão processadas dez toneladas de cana de açúcar, para a fabricação de caldo de cana, rapadura, alfenim e pau de mel.

Para compor a programação artística, o Berro Cariri traz renomados cantores, como Elba Ramalho, Chico Pessoa, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Caninana do Forró e os de nível regional como Belo Xote e Ferreirinha do Acordeon. O público esperado deverá superar as 25 mil pessoas. Neste ano, um dos objetivos da feira de animais é também arrecadar alimentos para serem doados às vítimas da seca.

A entrada nos shows será revertida em alimentos, que serão doados às famílias moradoras da zona rural do Crato. A expectativa do grupo gestor da Expocrato e Programa Mesa Brasil é atender a 8 mil pessoas.

Projeção

3 milhões de reais em negócios devem ser movimentados durante a feira que acontece até sábado no Parque Pedro Felício Cavalcante, no Crato.

Fonte: Diário do Nordeste
Cariri: Equipe do Bird visita obras em municípios
05/12/2012

Para avaliar o andamento das obras do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, desenvolvido desde 2010 pela Secretaria das Cidades do Ceará, com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) - que tem várias ações já implantadas em diversos municípios da região -, uma equipe da instituição financeira esteve visitando as obras nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Caririaçu.

A missão técnica foi realizada no intuito de analisar os processos de construção dos equipamentos que viabilizam a melhoria da urbanização, infraestrutura urbana e regional e planejar os que ainda serão iniciados.

Um dos locais averiguados pela missão do Bird foi o terreno onde será implantado o futuro Aterro Consorciado do Cariri, localizado na cidade de Caririaçu. Em maio deste ano, a Secretaria das Cidades encaminhou à Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) os estudos e relatórios dos impactos ambientais da obra. No momento, a proposta está sendo analisada. Somente com a aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente, o projeto executivo da construção será detalhado.

Capacidade

O aterro terá uma área total de 300 hectares. A previsão é de que o equipamento terá capacidade para receber os resíduos sólidos de nove municípios, pelos próximos 20 anos. O prazo limite para a entrega é até dezembro de 2014, quando todas as cidades terão que decidir o destino final do lixo produzido.

O custo total é de R$ 14 milhões. Para secretário-adjunto das Cidades, Mário Fracalocci, a construção do aterro é a obra de maior impacto socioambiental para o Cariri.

"Com a implantação desse aterro, a gente vai conseguir eliminar todos os lixões. Isso gera um processo de melhoria da qualidade das águas e do meio ambiente, além do ordenamento e capacitação dos envolvidos na triagem do material", afirma ele.

Encosta

Outra intervenção de grande impacto social, que tem apoio do Bird, é a Encosta do Seminário, em Crato. A obra deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2013. Até o próximo mês de janeiro, o Plano de Reassentamento Involuntário, que vai retirar as famílias das áreas de risco existentes no local, será concluído. A ação prevê a reconstrução urbanística da área, contenção da uma voçoroca, implantação de rede de esgotamento sanitário com estação de tratamento e construção de um mirante com vista para a cidade. Esta é a maior obra do projeto na região do Cariri. Nela serão investidos R$19 milhões. 

Fonte: Diário do Nordeste


Juazeiro do Norte-CE: `KO Round 2´ agitou fãs de cultura japonesa no final de semana       04/12/2012

Neste final de semana, aconteceu em Juazeiro do Norte, mais um evento voltado para os fãs da cultura nerd e japonesa, os famosos eventos `otakus´. Tornando se cada vez mais popular na região, o grupo `Katsu´ realizou o `KO Round 2´, no campus Crajubar da faculdade Leão Sampaio.

O evento contou com diversas participações especiais, tais como a dubladora Tatiane Keplmair, famosa por fazer a voz de personagens como Hanna Montanna e May do Pokemon. O grupo também trouxe os dois cosplayers brasileiros que participarão do WCS, o concurso de cosplay mundial que ocorrerá no Japão em 2013.


O grupo realizou um dos maiores eventos do cariri já realizados, contando com mais de 50 computadores com os mais variados jogos para o público, além de 2 salas de games, 4 salas de exibições, o tradicional campeonato de cosplay, stands e mais. O que chamou a atenção foram as novidades, como o concurso de `cospobre´, dança asiática, e várias atrações que aconteceram pela primeira vez na região.

NovidadeDentre todas as atrações, houve um ponto que agitou ainda mais o público do evento, foi quando os diretores do SANA (Super Amostra Nacional de Animes), responsável pelo maior evento de cultura japonesa do Ceará, que acontece em Fortaleza, anunciaram uma parceria com o grupo Katsu, visando criar o `Sana Carirí´, que irá trazer uma grande visibilidade na área para nossa região. A primeira edição ocorrerá já no ano de 2013, segundo a organização.
 

A organização do evento agradece bastante aos que compareceram, e promete sempre trazer novas atividades e atrações, para que o movimento entre cada vez mais no gosto popular.
 

Chuvas iniciam pré-estação em municípios do Cariri
04/12/2012


Dezembro chegou com chuva para a região sul do Estado. Os primeiros dias do último mês do ano choveu, mesmo que pouco, na maior parte dos municípios da região, reacendendo a esperança dos agricultores.

São as chamadas chuvas da pré-estação, que deverão continuar nas próximas 24 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e poderão se estender por vários dias. O registro de maior precipitação aconteceu na cidade de Crato, com cerca de 20 milímetros no sopé da serra. Em algumas áreas, como no bairro Grangeiro, houve registro em pluviômetros particulares de até 50mm.

Tradição
Os agricultores da região seguem a tradição de preparar as terras a partir das primeiras chuvas. Mas ainda não há previsão de inverno, conforme a Funceme. Para os agricultores, mesmo com as perspectivas de mais um ano de seca, há a esperança de que em 2013 haja pelo menos um inverno razoável, para compensar o anterior de perda total. Em Salitre, um dos municípios mais secos da região, com comunidades penalizadas pela falta de água até para o consumo humano, houve registros de pouca chuva no final de semana, mas o suficiente para dar novo ânimo aos pequenos produtores.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luzinete Andrade dos Santos, alguns agricultores já até começaram a arar suas terras para o plantio da mandioca. A perda na agricultura neste ano chegou a ser total para o milho e o feijão. A cultura da mandioca, uma das mais tradicionais, que coloca o município como um dos maiores produtores da região sul do Estado, foi bastante prejudicada. Ela afirma que as primeiras chuvas têm sido localizadas, sem precipitação em todas as comunidades locais.

De acordo com a presidente do sindicato, alguns produtores tiveram perda de rebanho bovino, e para os prejuízos não serem maiores tiveram que comercializar os animais. "Estamos com a esperança de que haja um bom inverno, mas a expectativa para o semiárido exige cuidado e essa é a nossa grande preocupação", diz. Comunidades quilombolas de Salitre, algumas delas mais distantes da cidade, estão prejudicadas com a falta de abastecimento. Em Lagoa dos Crioulos, por exemplo, há poucas cisternas para quantidade de famílias que moram no local. São apenas 30 para mais de 170.

Já no Crato, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Hildo Silva, afirma que as chuvas no começo de dezembro sempre são animadoras. Ano passado, as primeiras da pré-estação começaram a ser registradas no mês de outubro e novembro. Em dezembro de 2011, passou a chover apenas depois da primeira quinzena. "Eram chuvas isoladas e muito pouco para dar a esperança de um bom inverno, como realmente não aconteceu, dando perda total", afirma. O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, afirma que ainda não há uma perspectiva relacionada à quadra chuvosa. Nos últimos dias, as chuvas da pré-estação começaram a ocorrer principalmente no sul do Estado.

Normalidade

"Não temos como definir se teremos um inverno dentro do normal, acima ou abaixo da média", avalia. As precipitações registradas nos últimos dias, segundo o técnico, são provenientes de um sistema que estava entrando na costa do Nordeste. Conforme o meteorologista, são vórtices ciclônicos que ficam nas camadas mais altas do sistema.

Outra grande alegria para os caririenses foi a diminuição das altas temperaturas e a baixa umidade do ar na região. De acordo com o secretário José Hildo, a esperança renasce também para o agricultor cratense, que começa a plantar os primeiros pés de feijão e milho, mesmo sabendo dos riscos de perda. Para os produtores, o começo de dezembro com chuva marca um bom sinal. "O povo fica contente, porque esse ano fomos muito penalizados com essa estiagem", diz a presidente do sindicato em Salitre. No Crato, praticamente todos os mais de 1.600 agricultores beneficiados com o Programa Garantia Safra já receberam as parcelas referentes ao seguro. Mas muitas pessoas ficaram de fora este ano. Agora resta a previsão para os pequenos produtores de quando serão distribuídas as sementes selecionadas do Governo do Estado.

Seca aumenta demanda por água e alimento
Russas. O Comitê Integrado de Combate à Seca cumpriu, ontem, mais um compromisso na agenda de reuniões, desta vez no Vale do Jaguaribe. A reunião foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais deste município, ocasião em que houve a reivindicação de água e alimento para a população e os animais, além de crédito para os produtores.

O Comitê é presidido pelo também secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, que articula ações de emergências para as cidades afetadas. A próxima visita do Comitê esta agendada para o dia 12 deste mês em Crateús.

As principais reivindicações levantadas pelos sindicalistas e prefeitos de alguns municípios foram a insuficiência no abastecimento de água para consumo da população e para o cultivo de pequenos produtores rurais; a escassez de milho para alimentação do rebanho e a falta de crédito para os pequenos produtores junto ao Banco do Nordeste.

Como exemplo da difícil situação enfrentada pelos municípios, o prefeito de Iracema, Otacílio Bezerra, cobrou mais agilidade na operação de carros pipa na região, onde somente dois abastecem Iracema e Ererê. "A população tem cobrado da prefeitura e nós não temos condições de custear todas as despesas", explica.

No município de Russas, as maiores dificuldades estão relacionadas à agricultura. Pequenos produtores estão perdendo rebanhos pela falta do milho de balcão vendido pela Conab, que não atende às necessidades dos produtores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais, José Cândido, algumas ações tomadas pelo governo não resolvem emergencialmente esse problema enfrentado pelos agricultores do município. "Seria necessário construir uma adutora emergencial para captação de água no canal da integração e no próprio leito do rio, isso resolveria emergencialmente o problema da falta de água para a agricultura familiar", afirma.

De acordo com o secretário, todas as questões levantadas vêm sendo trabalhadas pelo governo, e o que se tem procurado fazer é ampliar esse atendimento para suprir as necessidades dos municípios.

"Nós estamos trabalhando para ampliar a operação carro-pipa e mais a perfuração de poços. Também estamos construindo 60 mil cisternas e vamos lançar o edital próximo dia 20 para o Projeto São José III, para mais de 100 milhões em abastecimento de água", explica.

Na realidade do Vale do Jaguaribe, o secretário afirma que a maior dificuldade da região é acesso ao crédito emergencial junto ao Banco do Nordeste. "Houve um problema de irregularidade na agência de Limoeiro do Norte e todos os municípios que são atendidos por essa agência estão sem acesso ao crédito, e isso é o que tem dificultado ainda mais a vida dos pequenos agricultores", afirma. Segundo ele, o Estado está se mobilizando junto ao banco para a resolução do problema.

Sobre a falta de milho, Nelson Martins diz que nas próximas semanas chegará um carregamento de quatro mil toneladas de milho, com frete custeado pelo Governo do Estado. Segundo salientou, a SDA está articulando, junto ao Ministério, a vinda de outras remeças do produto por meio da Conab.

REGISTRO

20 milímetros foi a maior chuva no Estado, registrada na madrugada de ontem, na cidade do Crato, região sul do Estado, na chamada pré-estação chuvosa

Mais informações:
Funceme
Telefone: (85) 3101.1117
Sindicato dos Trabalhadores
Rurais de Crato
Telefone (88) 3523.3809

Fonte: Diário do Nordeste



Welington Landim critica atraso na implantação do Samu no Cariri

01/12/2012
O deputado Welington Landim (PSB) criticou, em pronunciamento no primeiro expediente desta sexta-feira (30/11) da Assembleia Legislativa, o atraso na implantação do Samu na região do Cariri. Segundo ele, o serviço deveria iniciar este ano, conforme foi anunciado na inauguração do Hospital Regional do Cariri. No entanto, teria sido adiado pelo Ministério da Saúde para 2013.
Líder do PSB, Welignton Landim observou que o trabalho realizado pelo Samu é de grande importância, principalmente para as populações mais carentes, que não possuem recursos para custear o deslocamento de pacientes. “Foi para essas pessoas que o serviço foi idealizado, e vem prestando excelentes serviços à comunidade”, acentuou o parlamentar.
Entre as ocorrências atendidas, o deputado citou casos de intoxicação exógena, queimaduras graves, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos e transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
No Ceará, segundo Welington Landim, o Samu opera desde 2007, com pessoal altamente especializado. “Hoje, o serviço conta com 41 ambulâncias, sendo 34 básicas e sete avançadas, que possuem até desfibrilador. As avançadas estão, estrategicamente, nos municípios de Eusébio, Aracati, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca e Croatá-São Gonçalo do Amarante”, avisou.
Welington Landim também criticou a o fechamento do Hospital Santo Inácio, em Juazeiro do Norte, provocando a desativação de 130 leitos e 20 unidades de terapia intensiva. “Por isso, o hospital que deveria atender toda a região, está com 90% dos atendimentos voltados para pacientes de Juazeiro, “perdendo o caráter de regionalidade”.
Outra crítica do deputado é em relação aos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde. Para ele, está havendo um subfinanciamento, pois o SUS paga R$ 11,00 por uma consulta quando há médicos em Fortaleza cobrando até R$ 600,00 de honorários. Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (PSB), frisou que é preciso adesão dos governos municipais no custeio dos serviços de saúde. “É preciso que as obras realmente entrem em funcionamento e não deixem a população na expectativa”, assinalou.


Raimundão comemora 70 anos com mais uma "reza do santo"      01/12/2012

Anualmente a festa é em sua casa com muitos amigos

O deputado federal e prefeito eleito de Juazeiro, Raimundo Macedo, comemorou nesta sexta-feira a passagem dos 70 anos de idade com a sua residência repleta de parentes e amigos. Ali, ocorreu a tradicional “Reza do Santo” ou Renovação do Sagrado Coração de Jesus seguida do corte do bolo e o canto de parabéns. O padre Francisco Luiz destacou as qualidades de Raimundão e a elas atribuiu o sucesso nos embates políticos. Muitas foram as homenagens prestadas ao futuro prefeito de Juazeiro que aproveitou para manifestar a sua gratidão pela confiança sem esquecer de se referir a grande responsabilidade que o aguarda em mais uma gestão à frente da Prefeitura de Juazeiro. O pronunciamento de Raimundão foi rápido e o mesmo terminou bastante aplaudido por todos. Dentre os presentes o deputado federal Arnon Bezerra, o atual vice-prefeito, José Roberto Celestino, o futuro Luiz Ivan e muitos vereadores.

Só mais uma, Padim!    01/12/2012

Após o empate no jogo de ida, o Icasa encara o Oeste, em Itápolis/SP, em busca do seu primeiro título nacional

Cinco meses depois da sua reestreia na Série C, após a dramática queda no final de 2011, o Icasa entra em campo hoje, às 16 horas (de Fortaleza), com o retorno à Segundona garantido e com o objetivo de conquistar o seu primeiro título nacional.
Como adversário, o Verdão do Cariri terá a "fria e calculista" equipe do Oeste/SP, que jogará com o apoio da sua torcida, no estádio dos Amaros, em Itápolis.
Após o empate em 0 a 0 no confronto de ida, disputado do Romeirão, em Juazeiro do Norte, o alviverde caririense tem a vantagem de qualquer empate com gols. Caso o jogo repita o resultado do primeiro duelo, a decisão vai para os pênaltis.
Mudanças
No treino de apronto, o técnico Francisco Diá testou duas possíveis formações. Com o retorno do volante Da Silva, que cumpriu suspensão no último jogo, e sem a presença do atacante Niel, que foi vetado pelo departamento médico, a equipe poderá entrar no 3-5-2 ou no 3-6-1.
No primeiro caso, Da Silva seria deslocado para a ala direita, enquanto o zagueiro Índio assumiria a posição de volante e o lateral Thiago Baiano faria dupla de ataque com Canga.
Na segunda hipótese, Diá tiraria Índio da equipe titular para a entrada de Jefferson Recife. Thiago Baiano e Da Silva retornariam às suas posições de origem e Canga ficaria só no ataque.
Desafios
Mesmo com poucos desfalques, o clima no Icasa é de certa apreensão, principalmente pelo fato de a equipe atuar fora de casa. "Esses meninos foram valentes. Fizeram um grande jogo contra uma equipe bem treinada, acostumada a esse tipo de decisão. Agora ficou difícil, mas não impossível, até porque o empate com gols nos favorece", declarou o técnico Francisco Diá.
Por outro lado, Diá acredita que seu time poderá levar alguma vantagem por usar os contra-ataques como sua principal arma. "A gente se dá bem atuando fora, mas vamos ver se o Oeste vai sair para o jogo", comentou.
Para chegar à final, o Verdão do Cariri perdeu o jogo de ida para o Paysandu por 3 a 2, no Pará, e depois venceu por 2 a 1, em Juazeiro do Norte. Além dos finalistas, Paysandu-PA e Chapecoense-SC, que caíram nas semifinais, garantiram o acesso para a Série B, nos lugares dos times rebaixados: Barueri, Ipatinga, CRB e Guarani.
Oeste mostra afinidade com o Nacional
Apesar dos 91 anos de existência, o Oeste só participou pela primeira vez de um Campeonato Brasileiro em 2010, quando disputou a Série D. De forma meteórica, o time do interior paulista, em 2012, já conseguiu seu acesso para a Série B do nacional. Além da vaga para a Segunda Divisão, a equipe pode dar hoje o maior passo de sua história, tornando-se o campeão da Série C do Brasileirão.
Para isso, o Rubrão precisa superar o Icasa hoje, no Estádio do Amaros, em Itápolis.
Rei do interior
Como toda decisão, o jogo promete ser disputado e nervoso. O técnico do time paulista, Luiz Carlos Martins, conhecido como um dos "Reis do Interior" paulista, tem experiência e sabe das dificuldades que o Oeste terá pela frente: "não existe jogo ganho. O time deles é muito bom e vamos ter de jogar com inteligência", orientou.
O treinador da equipe paulista elogiou também a qualidade ofensiva da equipe icasiana. "É time muito leve, que sai muito bem para o jogo nos contra-ataques", disse Luiz Carlos Martins.
"O Icasa é fortíssimo, tem um ataque excelente", completou o atacante Serginho, que começou jogando no Ceará, mas ainda briga por posição com Marcinho Beija-Flor, conhecido como o pé de coelho do time.
Para segurar o sistema ofensivo do Verdão, o Oeste terá de superar quatro desfalques: os meias Paulo Victor e Ricardo e o volante Hudson estão suspensos, enquanto o goleiro Fernando segue lesionado. Assim Alex, Samuel e Lelê devem entrar no meio-campo, enquanto Jaílson assumirá o gol do Rubrão.
SAIBA MAIS
Recuperação
Assim como o Icasa, o Oeste passou por maus bocados na primeira fase da Série C. O time de Itápolis passou as três primeiras rodadas na vice-lanterna do grupo B da competição nacional. Na quarta rodada, no entanto, o Rubrão iniciou sua recuperação. Na décima, a equipe paulista já estava na segunda colocação do grupo. A Onça Rubro-negra passou para a segunda fase da Série C na quarta posição
Nos Amaros
O retrospecto do Oeste jogando no estádio dos Amaros na Série C é animador para os torcedores locais. Em 11 jogos, o time paulista foi derrotado apenas em uma oportunidade, para o Caxias, em julho. Nas outras dez ocasiões, a Onça alcançou seis vitórias e quatro empates. Na fase mata-mata, porém, o Rubrão ainda não venceu nos Amaros. O time empatou com Fortaleza e Chapecoense.


Juazeiro do Norte-CE: Festival espera receber 40 mil visitantes do Cariri      30/11/2012
Aproximadamente 200 espécies de flores e plantas estão sendo expostas na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O local serviu de palco para a quarta edição do Festival das Flores de Holambra, que voltou à região do Cariri. Até o próximo dia 9 de dezembro, são esperadas mais de 40 mil pessoas. A meta é ultrapassar o público do ano passado, que foi de 35 mil visitantes. O evento é realizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em parceria com as cooperativas de produtores de flores de Holambra, no Estado de São Paulo. Ao todo, aproximadamente, 100 colaboradores estão envolvidos com os trabalhos de logística e transporte dos produtos.

Nesta edição, apenas na estrutura do Festival, foram investidos cerca de R$ 15 mil. A expectativa é que, com a comercialização das espécies, seja gerado em torno de R$ 120 mil. Deste valor, um percentual relevante permanecerá girando no comércio do Cariri. A feira já entrou para o calendário de eventos regionais e atrai visitantes de várias cidades e até de Estados vizinhos.

Devido à proximidade com o período natalino, eles aproveitam a ocasião para realizarem compras nas lojas da cidade e ampliam as estimativas das vendas de fim de ano, além de estimularem o comércio informal.

Espécies

Entre as flores estão rosas, bromélias, samambaias, bonsais, plantas carnívoras e exóticas, pinheiros, crotes, uma grande variedade de cactos, sementes e adubos. As mais procuradas são as patas de elefante, rosas do deserto, as plantas carnívoras, orquídeas azuis, amarílis, azaleia, bromélias, kalanchoe e os lírios. A preocupação dos coordenadores do Festival foi a de trazer espécies que se adaptassem bem ao clima local. Os preços variam a partir de R$ 1 e podem chegar a R$ 250, dependendo da beleza, raridade e dificuldade de encontrar a espécie.

Anualmente, a feira começa a ser planejada ainda durante o mês de junho, quando os organizadores iniciam os contatos para patrocínios e novas parcerias. Em cada edição, a estrutura e o acolhimento aos visitantes são melhorados. Em 2012, eles esperam um crescimento de 20% das vendas com relação ao ano passado. Tentando oferecer uma diversidade maior de espécies, entre os 11 dias do evento, quatro carretas carregadas de flores chegam à cidade.

Para proporcionar a conservação das flores e plantas e atrair os compradores a permanecer por um período de tempo maior no local, todo o ambiente da feira foi climatizado.

A beleza e as peculiaridades de algumas espécies de plantas e flores despertam o interesse dos visitantes da feira. Há outras que nem são cultivadas na região. Por isso, a dificuldade de encontrá-las nas floriculturas.

Atração

A dionaea, mais conhecida como planta carnívora, é uma das atrações, devido se alimentar de insetos. O fluxo de compradores é maior nos turnos da tarde e noite. De acordo com a administradora Fábia Sá, que anualmente visita a feira, o Cariri ainda é muito carente de floriculturas. Ela conta que sua paixão pelas flores custa caro. "A gente vê que na região existe um monopólio, onde esse tipo de produto é muito caro. Essa feira nos dá a oportunidade de adquirir várias espécies raras a um preço acessível. Estou amando e já fiz muitas compras", revela.

Volante

Como estratégia de vendas e para atingir um público consumidor mais amplo, este ano, o Centro Espírita União do Vegetal e seus parceiros vão realizar a feira volante. No próximo dia 3, algumas amostras das flores e plantas serão levadas à cidade do Crato, onde irão permanecer das 8h30 horas ao meio-dia, na Praça da Prefeitura.

No Ceará, além do Cariri, o Festival das Flores de Holambra acontece também em Fortaleza. No Nordeste, o evento é realizado em outros Estados como Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia e Alagoas.

Segundo o colaborador Manoel Teixeira Barros, a feira é uma oportunidade para se fazer novos amigos e gerar renda para a cidade. "Para nós, essa feira é uma festa. Traz cores e flores para a nossa região. A gente acaba incentivando o comércio local e captando recursos para o Centro Espírita". Nesta edição, os visitantes podem contribuir com o Programa Mesa Brasil, doando um quilo de alimento não perecível para a campanha "Nossos irmãos não podem mais esperar", que auxilia as vítimas da seca no Ceará. A ação é realizada pelo Sesc. A meta do Festival, que tem entrada gratuita, é arrecadar cinco mil quilos.

Produtos

200 espécies de flores e plantas estão disponíveis para a compra durante o Festival. Todos os anos, o evento acontece e já conquistou os moradores do Cariri.

Mais informações:

Festival das Flores de Holambra
Praça Padre Cícero - Centro da cidade
Juazeiro do Norte-CE
Telefone: (88) 8842.4790

Fonte: Diário do Nordeste
Farias Brito-CE: Conjunto de obras de infraestrutura está melhorando a requalificação urbana    30/11/2012 


Um conjunto de obras de infraestrutura está melhorando a vida no município de Farias Brito. As obras de requalificação urbana fazem parte do Projeto Cidades do Ceará, realizado pela Secretaria das Cidades, e contemplam municípios do Cariri Central: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Nova Olinda, Caririaçu, Jardim, Missão Velha e Santana do Cariri.

Os serviços de infraestrutura incluem a construção e reforma de praças, pavimentação em paralelepípedo em substituição ao asfalto, quiosques, padronização de calçadas, rede de drenagem de águas pluviais e reordenamento do trânsito.

No total, a região do Cariri está recebendo investimentos da ordem de R$ 132 milhões, com recursos do Banco Mundial e contrapartida do Governo do Estado. Em Farias Brito, foram investidos R$ 3 milhões. As obras começaram em fevereiro passado e devem ser concluídas até o fim do próximo mês, prevê o prefeito Vandevelder Freitas Francelino. "É um projeto muito importante que trouxe impacto positivo para a área urbana, melhorando a qualidade de vida dos moradores", disse. "As calçadas ficaram padronizadas, mais largas, com maior segurança e acessibilidade para os deficientes físicos".

Drenagem

Foram reformadas quatro praças e construída uma nova área de lazer. Os operários trabalham na conclusão da Praça Antonio Moreira. A rua principal foi regularizada, pois apresentava medidas inadequadas. As calçadas ficaram mais largas, receberam piso em mosaico e no centro lajota antiderrapante. A área central também ganhou obra de drenagem de águas pluviais a partir da implantação de galerias.

O projeto previu a substituição de asfalto por pavimentação em paralelepípedo. "Reduz o calor, permite a infiltração de água da chuva e diminui a velocidade dos carros, dando mais segurança para os pedestres", observou a técnica da Secretaria de Infraestrutura, Solange Gomes. "O centro ficou bem mais bonito, organizado e os moradores estão satisfeitos", atesta.

O aposentado Francisco Oliveira costuma sentar à calçada todas as tardes com a esposa. "Agora ficou melhor porque a calçada está mais larga e segura, melhor de caminhar", disse. "A população aprovou esse projeto". No entorno do Centro, novas praças vão receber jardins, quiosques e nova iluminação. Os comerciantes também estão satisfeitos com a implantação do projeto. "No começo, houve alguma resistência para o nivelamento das calçadas, mas agora todos aprovam".

O vendedor lojista, Luís Rodrigues, disse que ficou bem melhor hoje trafegar pela área. "O Centro está limpo, bonito e beneficiou os empresários e consumidores", disse. Para o prefeito, Vandevelder Francelino, a realização das obras de requalificação da área central era um sonho de todos.

"Já exerci dois mandatos e agora fui reeleito. Com esse projeto, conseguimos melhorar a qualidade de vida dos moradores", afirma ele.

A cidade de Farias Brito é um elo de ligação entre a Região Centro-Sul e o Cariri. Há intenso fluxo de veículos leves e pesados que se deslocam entre Várzea Alegre e Crato, passando na área central da cidade. Antes, o acesso era feito por única rua em sentido duplo. "Agora, o trânsito de veículos será feito em via única com a abertura de um novo acesso, diminuindo o congestionamento no Centro", explicou o prefeito. "No futuro, vamos ampliar esse sistema com a continuação do projeto".

A realização de serviço de tapa-buracos na BR-230, entre Várzea Alegre e Farias Brito, ampliou o tráfego de veículos entre as regiões Centro-Sul e Cariri.

Em Crato, foram reformadas quatro praças centrais e requalificação do bairro do Seminário. Em Juazeiro do Norte, construção do Centro Multifuncional, execução do Roteiro da Fé (reforma de praças e vias de acesso). Em Barbalha, estão previstas requalificação do centro histórico do município, instalação de um teleférico no distrito de Caldas e ações na Avenida do Contorno. Nos demais municípios, intervenções em áreas de lazer, reurbanização de vias e melhorias na infraestrutura.

Financiamento

3 milhões de reais foram destinados para o município de Farias Brito como parte do projeto estadual de requalificação urbana em cidades caririenses. 

Fonte: Diário do Nordeste

10/01/2013
Juazeiro do Norte-CE: Campus Crajubar da URCA está sem água há uma semana      29/11/12      


Uma situação que já beira o caos está vivendo o Campus Crajubar da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Juazeiro do Norte. A redação do Site Miséria recebeu, na tarde desta quarta-feira, vários e-mails de acadêmicos daquela instituição reclamando contra a falta de água no prédio desde a semana passada. O Campus funciona na Avenida Leão Sampaio, imediações do Hospital Regional do Cariri, onde muitos empreendimentos estão se implantando e a água vai ficando difícil.

Todavia, segundo os reclamantes, o motivo é a bomba injetora do poço profundo que queimou e as aulas continuam normalmente mesmo com as dificuldades de água. São cerca de 500 acadêmicos nos três turnos, sendo pela manhã alunos dos cursos de Engenharia de Produção, à tarde no curso de Física e, à noite, Construção Civil e Matemática.

Os estudantes consideram a demora um absurdo e muitos vêm de cidades até distantes e enfrentam problemas na hora de conseguir água para o consumo humano. Pior que isso, a impossibilidade de usar os banheiros. Há informações que, para a manutenção mínima no prédio, os funcionários estão usando a reserva de água dos hidrantes o que é outro problema, principalmente diante da situação crítica nas instalações elétricas do prédio já, inclusive, com princípios de incêndios.

Para alguns alunos, a demora em recuperar a bomba e retomar o abastecimento de água normal bem reflete o que eles consideram descaso da administração da URCA com a educação e o desrespeito com os alunos. Eles lembram que a água é indispensável em qualquer lugar e situação argumentando que a situação não pode continuar desta maneira.
Homem mais idoso de Juazeiro do Norte completou 108 anos de idade      29/11/12


Apontado como o homem mais idoso de Juazeiro do Norte, Seu Manoel Alves Feitosa completou 108 anos nesta terça-feira e a festa foi marcada por orações pela sua saúde. Ele nasceu em 1904 no Sítio Serrote na zona rural de Caririaçu hoje conhecida como Vila Feitosa, mas, há exatos 40 anos, veio morarem Juazeiro e, atualmente, reside com alguns filhos na Rua Santa Inês, 31 (Franciscanos). Na busca pelas pessoas mais idosas de Juazeiro, o Site Miséria localizou o aposentado recentemente.

A descoberta se deu a partir de uma solenidade promovida durante as festividades pelos 100 anos de Juazeiro do Norte em homenagem às pessoas mais idosas, quando o portal de notícias teve acesso à relação. Daí, a reportagem foi ao encontro de Seu Manoel e soube que se trata de ardoroso devoto que conheceu o Padre Cícero. Após o falecimento do sacerdote, sempre vinha às celebrações de cada dia 20 montado a cavalo desde Caririaçu até a Capela do Socorro já com 30 anos de idade.

Na terra onde nasceu trabalhou como agricultor e foi até Delegado de Polícia. Durante 62 anos esteve casado com Generosa Lira Feitosa, que morreu há 10 anos em Juazeiro, cujo casal teve 10 filhos, sendo que um deles morreu há três anos em São Paulo, onde três ainda moram em São Paulo, além de quatro em Juazeiro e mais três em Caririaçu. São 45 netos, 64 bisnetos e um tetraneto. Há 12 anos, Seu Manoel permanece na cama por conta da idade e a visão que já não o deixa mais enxergar.
Cariri é projeto piloto para pesquisa sociocultural   29/11/12 
Para compreender a vida social na Região Nordeste e apresentar sua identidade e as evoluções vivenciadas nos últimos anos, a Fundação Joaquim Nabuco deu início a um projeto que vai percorrer os nove Estados da região. O "Nordestes Emergentes", como foi intitulado, visa identificar os fenômenos coletivos que sinalizam para o caminho da transformação social. Devido reunir uma série mudanças dos elementos e circunstâncias econômicas e sociais, além de concentrar uma multiplicidade cultural ampla, o Cariri cearense foi escolhido como campo para o estudo experimental da pesquisa piloto, que vai balizar as demais.

A iniciativa poderá servir de laboratório para a identificação da emergência dos novos Nordestes contidos na cultura tradicional, mas que vão se reinventando através do diálogo com a modernidade global.

Fenômenos sociais
A primeira etapa da pesquisa deverá durar até junho de 2013. Até lá, serão trabalhados dez fenômenos sociais em todos os Estados, entre eles, uma análise sobre a cultura da soja e as transformações sociais provocadas por ela, a uniformização urbana que está ocorrendo nas capitais, as novas formas de negócios e de comunicação e a descentralização econômica do Nordeste.

Segundo os estudiosos, a região está vivenciando uma integração da produção da economia global, possível através das atuais formas de circulação das informações.

Inicialmente, serão dez equipes de campo, envolvendo fotógrafos e pesquisadores, além da coordenação, que ficou a cargo do renomado antropólogo e também fotógrafo Milton Guran. Ele já ganhou diversos prêmios como o Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia e é membro do Comitê Científico Internacional do Projeto Rota do Escravo, da Unesco e da diretoria executiva da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Neste ano, recebeu a Ordem do Mérito Cultural.Para Guran, esse é um dos projetos mais ambiciosos realizados nos últimos tempos, nas áreas da antropologia visual e da documentação fotográfica.

"Pessoalmente, participar da coordenação do Nordestes Emergentes é uma realização profissional, na medida em que mobiliza toda a minha experiência como fotojornalista, editor e antropólogo", conta.

A expectativa é que o Nordestes Emergentes consiga elaborar resultados conversíveis ao bem-estar da sociedade. Com a proposta, a Fundação Joaquim Nabuco irá reunir um arquivo de dados sobre a vida social do Nordeste e com isso, espera contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a realidade local. O projeto está imerso na interdisciplinaridade entre a antropologia, a história oral, a museologia, a documentação e ainda a fotografia.

A metodologia adotada é a descrição visual densa, que alia a fotografia documentária à identificação dos objetos a serem catalogados. Esta abordagem tem como objetivo revelar não somente os aspectos mais evidentes, como também aqueles que, na maioria das vezes, não estão explícitos, mas que são responsáveis pela constituição deste fenômeno de crescimento.

De acordo com a antropóloga Siema Mello, na atualidade, as revoluções sociais são espontâneas. "Este tipo de revolução acontece sem a interferência do Estado. Elas são tão importantes que os Estados são forçados a incorporar as conquistas diretas e indiretas provocadas. A gente tem a impressão que está na iminência de um movimento deste tipo atualmente", afirma. O final da primeira etapa do estudo culminará em uma exposição sobre o que foi encontrado no novo Nordeste emergente.

A mostra, que deverá trazer imagens fotográficas e objetos de cada um dos Estados visitados, acontecerá no Museu do Homem do Nordeste, na capital pernambucana.

Nova compreensão
Ainda será editado um livro sobre a pesquisa e seus resultados. Além de documentar os antecedentes, o projeto pretende contribuir para uma melhor compreensão dos rumos que a sociedade está tomando. Está é uma ação pioneira no Brasil, pelo tipo de documentação e amplitude da região a ser pesquisada.

Recentemente, ao abrir o seminário sobre Imagens e Ciências Sociais, realizado anualmente pela Fundação Joaquim Nabuco, o presidente da instituição, Fernando Freyre, enfatizou que o Nordestes Emergentes será o foco da Fundação durante os próximos anos.

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) é uma das instituições mais representativas no que se refere à pesquisa nas áreas da sociologia, antropologia, história e cultura. Promove estudos educacionais, econômicos, populacionais, ambientais e tecnológicos. Tem como missão produzir e difundir conhecimentos, além de resgatar e preservar a memória e promover atividades científicas e culturais, visando à compreensão ao desenvolvimento da sociedade brasileira. As prioridades são as regiões Norte e do Nordeste do País.

A Fundaj é a única agraciada com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, edição 2010, entre tantos outros. Foi idealizada pelo sociólogo Gilberto Freyre, iniciando as atividades ainda em 1949. Desde lá, mantém alguns espaços culturais como o Museu do Homem do Nordeste, cineteatros, galerias de arte, bibliotecas e um memorial que leva o mesmo nome. Além das pesquisas, a Fundação também promove cursos de capacitação, concursos histórico-científicos, conservação e restauração documental. Sua importância se dá pela contribuição histórica e social na formação e no desenvolvimento do País.

Mais informações:
Fundação Joaquim Nabuco Avenida Dezessete de Agosto-2187, Bairro Casa Forte Recife - Pernambuco (81)3073.6340/ 3073.6363

Fonte: Yaçanã Neponucena


Juazeiro do Norte tenta erradicar trabalho infantil 28/11/12

Assim como toda grande cidade, Juazeiro já enfrenta problemas relacionados a exploração infantil. Nos últimos meses, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho aumentou. Atualmente, de acordo com o coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Anderson Lima, cerca de 400 meninos e meninas exercem algum tipo de ocupação como forma de arrecadar dinheiro. Nos sinais de trânsito é possível encontrar menores fazendo malabarismos, revendendo bombons ou mesmo pedindo esmolas. O desconhecimento dos danos sociais, morais e psicológicos que eles sofrem pode levar a população a contribuir com essas práticas. No município, as ações coibitivas existem, porém, são insuficientes para atender toda a demanda.

Tentando erradicar o trabalho infantil, a Procuradoria da Justiça do Trabalho, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Secretaria de Ação Social, tem fiscalizado a frequência de crianças e adolescentes comercializando produtos em estádios de futebol, feiras-livres e em locais onde há grande concentração de pessoas, como bares, festas dançantes e romarias. Os pontos mais críticos são os sinais de trânsito localizados nas proximidades do Cariri Garden Shopping, do Bairro Pirajá e Romeirão.

Desde o último mês de fevereiro até hoje, cerca de 60 menores em situação de trabalho ou risco foram retirados das ruas e encaminhados aos programas sociais de assistência, onde estão recebendo acompanhamento psicológico e educativo.

Desde 2003, o município conta com o Peti. O programa oferece serviços de fortalecimento dos vínculos entre crianças em situação de trabalho e a sociedade. Ao todo, foram instalados quatro polos de atendimentos, em bairros e instituições. Apenas neste ano, 800 menores estão recebendo o apoio.

Neste fim de ano, as fiscalizações serão intensificadas. A partir de dezembro, as blitzes educativas e retirada imediata dos menores das ruas serão constantes. A ação deve ocorrer durante todos os dias, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Segundo o diretor administrativo do Juizado da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte, Francisco Pedro Rodrigues, a medida é essencial para garantir os direitos das crianças e adolescentes. "A gente pretende diminuir a quantidade de crianças nas ruas e encaminhá-las para os órgãos responsáveis. Com isso, queremos dar proteção e tranquilidade a esse público", revela.

Para os órgãos de proteção à criança e aos adolescentes, os menores que estão em situação de trabalho são explorados e têm os seus direitos ceifados. Segundo o Juizado da Infância e Juventude, a maioria deles está trabalhando com o consentimento e incentivo dos progenitores ou responsáveis.

O perfil familiar destas crianças é formado, geralmente, por pais desempregados, usuários de drogas, com baixa renda, moradores de rua ou de bairros periféricos, além de serem desassistidos pelos programas sociais do Governo Federal. Na cidade, os bairros onde há um maior número de famílias na zona de pobreza são o João Cabral, Mutirão e Pio XII. Mas, algumas delas já foram direcionadas a projetos e programas existentes nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), instalados nestes locais. Porém, o desconhecimento da importância dos trabalhos, muitas vezes, faz com que estas pessoas abandonem as atividades.

Prevenção

A educação e a prevenção são as saídas apontadas pelos órgãos de proteção aos menores. Medidas como a construção de novas creches, escolas e equipamentos que possam dar suporte e acolhimento a este público, geração de empregos para as famílias carentes e a implantação de programas que previnam o uso de drogas podem gerar a diminuição da exploração de crianças e adolescentes.

Entre as perdas mais significativas ocasionadas pelo trabalho infantil estão o enfraquecimento do desenvolvimento psicológico e da saúde física, o preconceito social e a marginalização. Segundo o coordenador do Peti, Anderson Lima, a população deve ficar atenta e se engajar, juntamente com o poder público, na tentativa de solucionar o problema. Ele conta que comprar objetos vendidos por menores e dar esmolas a crianças pode fazer com que elas permaneçam sendo exploradas. "Nem sempre esse dinheiro representa uma ajuda. Ele pode estar alimentando a exploração dessas crianças. As pessoas que quiserem ajudar da forma correta devem denunciar esse tipo de trabalho", revela.

APOIO

800 menores estão recebendo apoio neste ano. Ao todo, foram instalados quatro polos de atendimentos, em bairros e instituições

Mais informações:

Juizado Infância e Juventude
R. das Flores, 750, Bairro Santa Tereza. Telefone: (88) 3512.8316
Para denunciar exploração infantil: (88) 3587.3349 ou (88) 3587.1104

Fonte: Diário do Nordeste


Cariri Garden Shopping faz 15 anos e incorpora realidade de desenvolvimento regional com expansão 28/11/12

Um empreendimento que mudou o perfil comercial e de lazer do Cariri fará 15 anos dia 28 de novembro. O Cariri Garden Shopping, administrado desde 2008 pela Tenco Shopping Centers, passou a ser um marco na história do desenvolvimento regional, numa das cidades mais prósperas do Brasil e um celeiro de investimentos. E o shopping não ficou de fora desse grande projeto, inaugurando a sua duplicação em junho deste ano, correspondendo diretamente ao processo econômico regional.

De acordo com a gerente de marketing do empreendimento, Flávia Antas, o shopping promove ação especial para comemorar a data. “Entregaremos aos lojistas uma garrafa de mini Chandon e um mini bolo para celebrarmos com todos que fazem do Cariri Garden um dos maiores pontos de comércio e lazer da população Caririense”, conta.


Tenco Shopping CentersAo longo dos 24 anos de existência, a Tenco Shopping Centers desenvolveu, gerenciou, comercializou e administrou diversos projetos em nove estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Acre e Amapá. A Tenco foi destaque nacional ao realizar projetos pioneiros como o Pátio Savassi em Belo Horizonte, o primeiro com o conceito LifeStyle de Minas Gerais; o Pier 21 em Brasília/DF, construído as margens do Lago Paranoá, que se tornou referência no conceito de shopping de entretenimento; e o Itaú Power Shopping, em Contagem/MG, o primeiro Power Center do Estado.

A Tenco foi fundada em 1988, como uma empresa de engenharia nas áreas de incorporação e construção. A partir de 2001, especializou-se nas áreas de desenvolvimento, gerenciamento, comercialização e adiministração de shopping centers e foi a primeira do segmento a desenvolver o Conceito Garden na concepção dos projetos. Com mais de 1.200.000 m2 de área construída e mais de 85 empreendimentos ao longo de sua história, a companhia tem no seu portfólio obras de destaque como o Edifício Empresarial Tenco e o Edifício Parc Julien Riant, em Belo Horizonte. Outros dois dos primeiros grandes empreendimentos realizados foram as lojas do Mc Donald´s em BH, Recife, Rio e Brasília, a Tok Stok também na capital mineira e a Outback no Rio de Janeiro.

Atuante há mais de dez anos no segmento de shopping centers, a Tenco se firmou e ficou conhecida pela ousadia, criatividade e inovação em seus projetos, desenvolvendo mais de 20 shoppings ao longo de sua história. Foi ela a primeira a lançar um shopping de decoração em Belo Horizonte, o Ponteio Lar Shopping; um mall de entretenimento em Brasília, o Píer 21; o primeiro lifestyle de BH, o Pátio Savassi; o Itaú Power Shopping em Contagem/MG, e inaugurou ou lançou o primeiro shopping de várias cidades, como o Cariri Garden Shopping e o Amapá Garden Shopping e Boa Vista Garden Shopping em Roraima.

O crescimento acelerado se deve ao bom desempenho das operações atuais aliado ao relacionamento com as grandes marcas de consumo do país. Além disso, a expertise adquirida somada à inovação tecnológica, e seu caráter full service, proporciona a Tenco Shopping Centers atuar de forma integral em seus projetos.

Para o ano de 2013, a empresa prevê um crescimento ainda maior, já que seis novos empreendimentos vão ser inaugurados no final deste período. Por meio do plano de expansão, está previsto que sejam abertos quatro novos shopping centers por ano.

SERVIÇO
Cariri Garden Shopping Endereço: Avenida Padre Cícero, n° 2.555, Juazeiro do Norte, Ceará 
Informações: www.caririshopping.com.br
Juazeiro do Norte-CE: Criação de faisões preserva variedades da ave exótica

As variedades das aves da espécie faisão estão sendo preservadas na região do Cariri. No Juazeiro do Norte, apenas um criador tem mais de 100 unidades puras, entre elas, algumas são raras, como as de nepal, layd e do venerado. Todas estão em período de reprodução. Há cerca de seis anos, o médico Jorge Coelho iniciou o cativeiro. Para isso, ele buscou comprar as matrizes no Sudeste do País, onde há maior quantidade de criadores e investiu na genética da raça. 

Atualmente, em sua chácara, ele disponibiliza 18 viveiros, adequados para cada uma das posturas. Como esta é uma raça que não está em processo de extinção, a criação em cativeiro é autorizada no País. O gosto pelos animais fez do médico um criador de diversas espécies exóticas. Jorge Coelho chega a investir aproximadamente R$ 2 mil, apenas na manutenção e alimentação dos faisões. No mundo, existem 49 variedades puras. Entretanto, ainda há cerca de 160 subespécies, fruto de cruzamentos entre as 49 primárias.

Representatividade
Das primeiras, ele detêm sete e sua criação está entre as mais representativas da região. Para ampliar o cativeiro, há cerca de dois anos, Jorge vem procurando outras posturas da ave. Durante a última Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), realizada em julho deste ano, ele renovou as unidades, vendeu as aves excedentes e trocou algumas outras por variedades que ainda não tinha, como as de faisão dourado e layd.

De acordo com o criador Jorge Coelho, os pequenos cativeiros são prazerosos. "Crio por puro prazer. Gosto de apreciar a beleza e quero preservar a ave. Mas, financeiramente, não tenho nenhuma vantagem. Acredito que é importante estimular os novos criadores para que possam reproduzir as variedades da espécie", revela.

Uma espécie de faisão pode custar de R$ 250 a R$15 mil, por casal. Na criação local, a variedade de preço mais alto está estimada em R$ 3 mil. Mas, o valor depende do grau de beleza e raridade das posturas.

Alimentação
Em cativeiro, a base alimentar deste tipo de animal é feita geralmente de ração específica. Diariamente, cada ave consome cerca de 100 gramas, mas a alimentação ainda é complementada por frutas e verduras. O faisão é proveniente de ambientes quentes, temperados e frios. A ave de origem galliformes pode ocupar vários habitats, por isso adaptou-se muito bem ao clima da região. Tem corpo robusto e pernas e asas curtas. A característica marcante é a beleza exuberante dos machos, com grande variedade de cores, com nuances metálicas. Já as fêmeas têm cores escuras e discretas, contrária à plumagem do sexo oposto.

Reprodução
A espécie pode viver até 20 anos. Sua fase de reprodução é iniciada entre o primeiro e segundo ano de vida. O período de produção de ovos é entre os meses de setembro e dezembro. Nesta época, os casais precisam ser separados. Algumas variações são monogâmicas e outras formam bandos, onde um macho procria com cinco fêmeas.

No Brasil, os Estados de maior produção da ave são os das regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, Pernambuco lidera na quantidade de unidades. Já no Ceará, os criadores mais representativos estão na Capital e dedicam-se, mais especificamente, às aves de abate.

Para iniciar uma pequena criação, não é necessário grandes investimentos. Atualmente, cerca de cinco casais das variedades mais simples, junto com viveiros e chocadeiras, podem ser adquiridos, em média, por R$3 mil.

Mais informações:
Criação de faisões em Juazeiro do Norte, Proprietário Jorge Coelho Rua José de Matos Franca
196, Lagoa Seca
Região Cariri
Telefone: (88) 9965.1207
Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte-CE: Novo Vestibular do curso de Medicina será em janeiro

Está marcado para o dia 20 de janeiro de 2013 o novo vestibular para o curso da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ). A partir de agora, a expectativa é que um outro edital, mantendo as exigências dos mesmos documentos, seja lançado até hoje.

A comissão de vestibular da instituição está responsável pela elaboração da próxima prova. No último domingo, após um tumulto gerado pelos candidatos às vagas, o concurso foi cancelado. De acordo com a faculdade, o edital preliminar, lançado no dia 28 de agosto, tinha o objetivo de dar segurança e confiabilidade ao certame e exigia fotos três por quatro datadas e com no mínimo 30 dias de antecedência, além de documento de identidade original.

A abertura dos portões de entrada foi iniciada logo às 7 horas. Cerca de 60% dos candidatos já estavam preparados para responder a avaliação. Porém, no momento, vários concorrentes que não estavam com a documentação obrigatória em mãos revoltaram- se ao serem informados que não poderiam participar da prova.

Diante do impedimento, alguns candidatos reagiram com violência e passaram a quebrar portões, invadir os prédios onde ocorria as provas e a apedrejar a instituição.

Para impedir a entrada dos manifestantes, inicialmente, os funcionários da FMJ fizeram um cordão de isolamento. Mas, a medida não foi suficiente e a direção da faculdade foi obrigada a acionar reforços.

As Polícias Federal, Militar e Civil estiveram no local. Segundo a diretora geral, Ângela Gimbo, os policiais informaram que não havia possibilidades de contê-los pacificamente. Preocupada com a integridade física e moral dos que já estava em sala de prova e dos colaboradores, ela conta que não teve outra opção a não ser a de cancelar a prova. "Como não tínhamos condições de garantir a integridade de todos, resolvemos cancelar o vestibular.

Além dos danos físicos, tivemos prejuízos significativos", afirma. Sobre a nova seleção os candidatos podem buscar informações no site da instituição http://www.estacio.br.

Mais informações:
Faculdade de Medicina Estácio
Rua Tenente Raimundo Rocha, 515 - Cidade Universitária
Juazeiro do Norte - CE,
Telefone: (88) 3572-7800
0800.282.3231
Fonte: Diário do Nordeste

Cordéis que contam histórias de Juazeiro e Padre Cícero chegarão às bibliotecas de escolas

Com um formato diferente no qual se encontra disposta em quatro expositores, a Cordelteca do Centenário será relançada em solenidade agendada para as 9 horas desta sexta-feira, dia 30 de novembro, no Memorial Padre Cícero. Cartazes sobre o evento estão sendo afixados e convites distribuídos para o ato que vai ser presidido pelo prefeito de Juazeiro, Manoel Santana e o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos. 

Na oportunidade, eles vão entregar os kits com expositores a instituições de ensino no sentido destas disponibilizarem na biblioteca para os seus alunos a coleção de cordéis comemorativa ao centenário de Juazeiro. Em suas páginas e por meio das poesias, contam as histórias do município e seu fundador o Padre Cícero Romão Batista. São 100 títulos com tiragem de mil exemplares para cada um e distribuídos em um kit formado por quatro expositores tendo cada uma 25 cordéis e um CD com a coleção.

O formato anterior era de bolsas plásticas com os livretos de literatura de cordel, cujo lançamento ocorreu no dia 20 de julho com repercussão das mais positivas. O titular da SETUR, José Carlos dos Santos, espera um grande número de professores e estudantes na solenidade programada para a manhã de sexta-feira no Memorial. A definição dos títulos da Cordelteca foi da própria Comissão Organização do Centenário a exemplo do que foi feito em relação aos livros em torno desse mesmo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Rede Cariri news - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website
Proudly powered by Blogger